Notícias

 | 20/08/2002 21h50min

Nova pesquisa Ibope mostra disputa acirrada no segundo turno

Lula ganha um ponto percentual e Serra, Ciro e Garotinho perdem um

A última pesquisa Ibope divulgada antes do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV mostra que o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, teve um aumento de um ponto em relação ao anterior, e os outros três concorrentes ao Palácio do Planalto perderam um ponto. A novidade é o empate técnico entre Lula e o candidato do PPS a presidente, Ciro Gomes, na simulação para o segundo turno.

De acordo com a pesquisa encomendada pela Rede Globo e divulgada pelo Jornal Nacional na noite desta terça-feira, 20 de agosto, Lula aumentou um ponto em relação ao levantamento anterior, passando de 34% para 35% das intenções de voto. Ciro passou de 27% para 26%, José Serra (PSDB), de 12% para 11%, e Anthony Garotinho (PSB), de 11% para 10%.

Na simulação de segundo turno da semana anterior, Ciro vencia Lula por 47% a 42%. Neste levantamento, Ciro caiu três pontos percentuais e se estabelece um empate técnico: Ciro aparece com 44%, e Lula, 43%. Nos outros cenários, cujos índices não foram divulgados no Jornal Nacional, Lula e Ciro vencem Serra e Garotinho.

A taxa dos eleitores que pretendem votar em branco ou nulo foi de 5% para 6%, e a dos indecisos, de 10% para 12%. Zé Maria (PSTU), que havia obtido 1% na pesquisa anterior, não pontuou nessa pesquisa.

O Ibope fez o levantamento entre os dias 16 e 19 e ouviu 2 mil eleitores em 145 municípios do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.