Notícias

 | 09/08/2002 14h23min

Brizola chega ao Estado para definir rumo do PDT gaúcho

Presidente nacional da sigla se reúne em Porto Alegre com cúpula do partido

O presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, já está em Porto Alegre para a reunião que definirá os rumos da sigla na corrida ao Palácio Piratini. Brizola irá se reunir com membros do conselho político, da executiva estadual pedetista e com deputados que compõem as bancadas estadual e federal. Pedro Ruas, que participa do encontro, não adiantou nenhum ponto de discussão.

O PDT deve definir nesta sexta-feira, 9 de agosto, se libera os filiados para apoiarem qualquer candidato ao Piratini, se escolhe um subtituto a José Fortunati para concorrer ao governo ou se irá apoiar oficialmente algum dos candidatos ao Piratini. Filiados do partido apostam em um apoio a Antônio Britto (PPS). Neste caso, o apoio formal dos pedetistas dependeriam de ajustes no programa de governo de Britto, como a inclusão de escolas de turno integral.

Fortunati formalizou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a renúncia à candidatura ao governo estadual na última quarta-feira. A partir deste dia, o PDT tem 10 dias para substituir o candidato.

Em conversa telefônica esta semana com um dos dirigentes do PDT gaúcho, Brizola teria deixado claro que na reunião desta sexta defenderá o apoio a Britto somente no segundo turno, uma estratégia para evitar uma nova debandada de filiados que não aceitam apoiar o PPS neste momento. A direção do PDT gaúcho tem consciência de que apoiar outro candidato hoje seria prejudicial porque há muitos resistências entre os filiados tanto com relação ao PT como ao PPS.

Outra determinação do líder é a de não sacrificar líderes do PDT gaúcho que não queiram substituir Fortunati na disputa pelo Palácio Piratini. Com a recusa do deputado federal Alceu Collares em abrir mão da candidatura à reeleição para disputar o governo, a alternativa seria o deputado estadual e presidente regional do PDT Vieira da Cunha. O parlamentar também não tem a intenção de concorrer ao governo, mas admite que caso seja ele o nome escolhido por Brizola não terá escapatória.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.