Notícias

 | 27/07/2002 16h55min

TRE tem 200 mil títulos encalhados

Cerca de 200 mil títulos estão encalhados nos cartórios eleitorais de Santa Catarina. Esse número representa, em média, 5% do eleitorado do Estado (3,8 milhões de pessoas).

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não possui levantamento oficial sobre o número de documentos que precisam ser entregues ao eleitor, porém, pelo número de títulos que estão nos cartórios de sete das principais cidades do Estado (Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Criciúma, Chapecó, Florianópolis e São José) em comparação com o número de eleitores nessas cidades, a estimativa gira em torno de 5%.

Em alguns casos como Criciúma, por exemplo, o índice sobe para 8%. São 10 mil títulos no balcão das duas zonas eleitorais para uma relação de 118.611 mil eleitores. Em Joinville, o maior colégio eleitoral do Estado com 290 mil eleitores, esse percentual desce para 2,6%, pois apenas 7,7 mil novos títulos estão esperando seus donos nas quatro zonas eleitorais.

A procura pelos novos títulos nos cartórios ainda é inexpressiva. A partir de agosto, a Justiça Eleitoral fará plantões nos finais de semana em locais públicos como escolas, shoppings e centros comunitários para a entrega dos documentos e para treinar o voto eletrônico. Alguns cartórios estenderão o horário de atendimento ao público para que todos os cidadãos tenham acesso.

Embora o eleitor possa votar com outro documento de identificação, o Tribunal Regional Eleitoral apela para que os cidadãos retirem e levem o título no dia 6 de outubro, pois vai facilitar e agilizar o processo. Para retirá-lo, o eleitor deve ir à mesma zona eleitoral onde foram feitas as atualizações, munido de documento de identificação. O título não será entregue para terceiros, em nenhuma hipótese.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.