Notícias

 | 17/07/2002 14h35min

Copom reduz juros para 18% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa de juros básicos Selic de 18,5% para 18% ao ano. Esta é a primeira redução da taxa desde março, quando os juros caíram de 18,75% para 18,5%. No encontro desta quarta-feira, dia 17, cinco diretores votaram a favor da redução, dois foram contrários e um estava em férias. O viés também foi mantido de baixa, o que já havia ocorrido no último encontro do comitê.

Em junho, o Copom havia decidido manter a taxa em 18,5% dizendo que, embora o quadro sobre a inflação fosse favorável, a turbulência financeira pedia cautela. Mas resolveu adotar o viés de baixa por ver a instabilidade como sendo passageira. Com a decisão desta quarta-feira, a taxa poderá ser alterada antes de o Copom se encontrar novamente, se a conjuntura permitir.

A justificativa para a medida é que o Copom confia na recuperação macroeconômica da economia e o fato de a previsão de inflação para 2003 estar bem abaixo da meta. O corte – que leva a taxa básica para seu patamar mais baixo desde junho de 2001, quando o Copom elevou os juros de 16,75% para 18,25%– ocorre três meses antes das eleições gerais, em um cenário ainda instável nos mercados financeiros.

O diretores disseram que a decisão é um voto de confiança de que o próximo governo terá uma política econômica "responsável''.

– Confiando na manutenção, no futuro, de um arcabouço macroeconômico responsável e levando-se em conta que a previsão de inflação para 2003 encontra-se bem abaixo da meta, o Copom decidiu por cinco votos a favor e dois contra reduzir a taxa Selic para 18,00 por cento ao ano – informou a assessoria de imprensa do Banco Central ao final da reunião de dois dias.


Notícias Relacionadas

17/07/2002 14h40min
Dólar termina a manhã cotado a R$ 2,896
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.