Notícias

 | 20/07/2006 18h11min

Seleção masculina inicia segunda fase de preparação

Grupo de Lula Ferreira treina no Rio de Janeiro para disputar o Mundial

A seleção brasileira masculina de basquete iniciou nesta quinta no Ginásio do Botafogo, no Rio de Janeiro, a segunda fase de preparação para o Campeonato Mundial do Japão, que será realizado entre 19 de agosto e 3 de setembro. Dos atletas convocados pelo técnico Lula Ferreira, apenas o pivô Rafael “Baby” Araújo não se apresentou. O jogador assumiu compromissos com a sua nova equipe, o Utah Jazz, e por isso pediu dispensa.

– O Baby vai fazer falta, pois é um jogador talentoso, que tinha o seu valor dentro do esquema tático. Agora é adaptar o sistema de jogo para a nossa realidade. Temos um grupo forte, disciplinado e de muito potencial. Os atletas se encontram em boa forma física e estarão bem preparados para o Mundial. Eles estão absolutamente comprometidos com a seleção e conscientes da responsabilidade de defender o país – comentou Lula Ferreira.

Embora alguns jogadores não tenham participado da campanha vitoriosa no Campeonato Sul-Americano da Venezuela, Lula acredita que a equipe já está entrosada. Por isso, essa segunda fase de preparação dará ênfase aos treinamentos táticos. O treinador quer utilizar os amistosos dos próximos dias para acertar os últimos detalhes antes de embarcar para o Japão.

– Quanto aos treinamentos, a parte física e técnica será de manutenção. Vamos enfatizar a parte tática e dar ritmo de jogo à equipe. Acredito que um mês de treinos e os 10 amistosos serão suficientes para fazer ajustes, testar formações e jogadas. O trabalho não começou do zero. O grupo já é bem entrosado e conhece muito bem a filosofia de trabalho. Agora é hora de fazer os acertos específicos para o Mundial – explicou o técnico.

Além de Baby, a seleção também não contará com o ala-pivô Nenê, do Denver Nuggets. O jogador ainda se recupera de uma ruptura nos ligamentos do joelho direito, sofrida no início da temporada da NBA. Outros dois brasileiros que atuam na liga profissional norte-americana, no entanto, estão presentes. Tanto o ala-pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, e o armador Leandrinho, do Phoenix Suns, dizem estar motivados em defender a seleção brasileira e confiantes em boa campanha no Mundial.

– É um ano importantíssimo para o basquete brasileiro. Vamos mostrar o nosso talento e evolução no Mundial. O grupo está bem entrosado e confiante. Cada um está consciente do seu papel em quadra para fazer a equipe render o melhor possível. Quanto ao Mundial, é uma competição difícil, com um ritmo muito forte. Temos que manter a regularidade e não podemos vacilar contra nenhum adversário – disse Anderson Varejão.

– Estou muito feliz em voltar à seleção brasileira e me juntar a um grupo de amigos tão talentosos. Todos nós gostamos muito de vestir a camisa verde-amarela. Estamos unidos em torno do mesmo objetivo, que é fazer um grande Mundial e chegar ao pódio. Não é fácil, mas não é impossível. Acredito que com o potencial dessa equipe mais o trabalho bem feito da comissão técnica, chegaremos ao Japão bem preparados para cumprir a nossa meta – acrescentou o armador Leandrinho.

A seleção da Nova Zelândia, quarta colocado no Mundial de Indianápolis, em 2002, também treina a partir desta sexta no Ginásio do Botafogo, em dois períodos: 12h às 14h e 19h30 às 21h. A partir de domingo, às 14h, Brasil e Nova Zelândia se enfrentam nos Jogos Desafio Eletrobrás. O primeiro confronto está marcado para o Ginásio do Tijuca (RJ). Depois jogam em Brasília (dia 25), Rio Claro (27) e em São Paulo (28).

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.