Notícias

 |  hmin

Varig demite mais cinco pilotos alegando indisciplina

Associação de Pilotos decidiu prosseguir com operação padrão

A Associação de Pilotos da Varig (Apvar) aprovou nesta sexta-feira, dia 22, em Porto Alegre, o ingresso na fase dois da operação padrão, que começou em 2 de fevereiro. Os pilotos buscam retomar negociações com a diretoria da companhia, interrompidas no final de dezembro.

Desde junho, os pilotos discutiam com a empresa questões relativas à definição do plano de participação em resultados (PPR), correção de salários e diárias, garantia de emprego, pagamento da aposentadoria privada e livre acesso a informações. Nesta sexta-feira, cinco pilotos foram demitidos, aumentando para 25 o número de dispensados desde o início da operação, denominado de Movimento de Ação Industrial.

O presidente da Apvar, Flávio Souza, um dos demitidos, explica que a principal reivindicação do grupo é para que sejam alterados os conceitos de administração da empresa:

– É preciso ficar claro que nosso movimento não é por aumento de salários, mas contra a forma como a Varig vem sendo conduzida – afirma Souza.
 
Membros da diretoria da Apvar denunciam que a companhia está sofrendo um progressivo processo de desmanche, por meio de transferência de patrimônio, em detrimento de outras empresas controladas pela Fundação Ruben Berta Participações (FRB-Par), Rio Sul e Nordeste, por exemplo, com o objetivo de inviabilizar financeiramente a Varig. Dos 25 demitidos, seis pertencem à diretoria da APVAR, dois ao conselho fiscal e três à comissão de negociações. O restante são sócios da entidade.

A Varig informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que demitiu os pilotos – 25, segundo a empresa – por transgressões disciplinares que culminaram em justa causa. Conforme a assessoria, eles estavam atrasando vôos para forçar aumento de salário. As afirmações da diretoria da Apvar de que o motivo da Ação Industrial seria o fato da empresa estar sendo paulatinamente sucateada, a partir de estratégia determinada por membros da diretoria da Fundação Rubem Berta (controladora da Varig), são classificadas pela companhia como "desconhecidas". A assessoria da Varig também disse que o movimento de Ação Industrial acabou com a demissão da diretoria da Apvar.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.