| 15/05/2008 15h25min
Campeão paulista no Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo tem contrato com o clube até 31 de dezembro de 2009, com possibilidade de renovação por mais dois anos. Aos 56 anos, o treinador planeja trabalhar na função por mais quatro anos, mas ele abre uma exceção e antecipa que seguirá firme no banco de reservas se o seu projeto de voltar a trabalhar na Seleção Brasileira estiver seguindo à risca os planos que fez antes de anunciar o final de sua carreira.
– Eu pretendo trabalhar como treinador até os 60 anos. Depois vou procurar outra coisa para fazer dentro do futebol. Mas planejo voltar a trabalhar na Seleção Brasileira e posso ficar um pouco mais na função se tiver essa possibilidade. Não agora. Tenho ética e não quero a vaga do Dunga, que está fazendo um bom trabalho e merece apoio. Se o cargo estiver livre, o meu objetivo é comandar o time na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil – afirmou Luxemburgo ao GloboEsporte.com.
O treinador do Palmeiras assumiu o comando da Seleção em 1998. Disputou 35 jogos, com 22 vitórias, oito empates e cinco derrotas. Luxemburgo conquistou a Copa América de 1999, no Paraguai, foi vice-campeão da Copa das Confederações em 2000, perdendo a final para o México, mas não conseguiu levar o Brasil à tão sonhada conquista da medalha de ouro olímpica.
Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, a equipe nacional foi eliminada por Camarões, que tinha dois jogadores a menos em campo. O treinador, que enfrentava problemas fora de campo com sonegação de Imposto de Renda, adulteração da certidão de nascimento e foi alvo de investigação da CPI do Futebol, no Senado, por suposta intermediação na venda de jogadores, acabou sendo demitido pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira.
– A CPI não descobriu nada errado na minha vida. Não provaram nada contra mim. Foi um palanque usados pelos políticos. Assumi o problema da idade e estou renegociando os valores do Imposto de Renda. Mas algumas pessoas que participaram das investigações foram pegas com irregularidades e agora estão sendo investigadas – analisou o treinador do Palmeiras.
Luxa não esconde que a carreira vitoriosa pode levá-lo novamente para a Seleção Brasileira. Mas ele faz questão de ressaltar que não agora. O ex-jogador Dunga assumiu o cargo, vem mostrando serviço e, em sua opinião, merece continuar trabalhando até a Copa do Mundo de 2010, na África.
– Eu não tenho o direito de direcionar o meu trabalho para a Copa de 2010. Sou postulante ao cargo para a Copa do Mundo de 2014. E entendo que outros estarão na mesma situação, como o Luiz Felipe Scolari – analisou Vanderlei, lembrando do nome do atual treinador da seleção de Portugal, que foi pentacampeão na Copa de 2002, na Ásia.
Luxemburgo destaca que Felipão também é candidato para comandar a Seleção em 2014
Foto:
Mauro Vieira
/
Agência RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.