| 06/04/2008 09h25min
O revezamento da tocha olímpica pelo mundo continua rendendo polêmica. Na manhã deste domingo, na passagem da tocha por Londres, um grupo de manifestantes tentou abordar o ônibus que levava os selecionados para carregar o artefato e foi reprimido pela polícia inglesa.
O incidente aconteceu pouco depois após o início do revezamento com o remador Steve Redgrave. Cinco vezes campeão olímpico, ele foi abriu o revezamento.
O ataque ao ônibus não foi o único incidente do dia. Pouco depois, na região norte da cidade, outro grupo tentou agarrar a tocha durante a passagem. O revezamento teve de ser interrompido durante alguns minutos até que o homem responsável pelo ataque fosse preso.
Ao mesmo tempo, outro manifestante tentou apagar a chama olímpica, mas não foi bem-sucedido. A confusão levou à prisão de dez manifestantes.
Apesar do tumulto generalizado houve quem manifestasse apoio à China, carregando bandeiras do país durante o trajeto. Mas os críticos do sistema eram em maior número ou, pelo menos, marcaram mais presença.
Os protestos têm marcado a viagem da tocha pelo mundo. A principal razão é o impasse existente entre o governo chinês e o Tibete, ocupado pelo vizinho desde 1959. Há algumas semanas, conflitos violentos ocorreram na região de Lhasa, levando à prisão e morte de manifestantes.
Cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2012, Londres preparou uma festa com muitos atletas, ex-atletas e celebridades para marcar a passagem da tocha. Apesar dos protestos, o primeiro-ministro Gordon Brown destacou que a competição conta com o apoio até mesmo de alguns críticos do sistema chinês.
– É importante reconhecer, quando se pergunta sobre a questão da tocha olímpica, que o próprio Dalai Lama disse que não deseja ver um boicote às Olimpíadas – afirmou.
Nesta segunda-feira, a tocha chega a Paris. Na capital francesa são esperados mais manifestações de apoio ao Tibete e de crítica à situação dos direitos humanos na China.
GAZETA PRESSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.