| 01/04/2008 14h47min
No primeiro dia de reunião da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional em Pequim, nesta terça-feira, os representantes da entidade pediram à autoridades chinesas que interrompam o controle da navegação pela internet. Na China, é comum o bloqueio ao acesso a alguns sites e blogs internacionais. Nas últimas duas semanas, a situação ficou mais grave por causa dos conflitos ocorridos no Tibete.
O vice-presidente da comissão do COI, Kevan Gosper, disse que a permanência do controle durante a realização dos Jogos refletiria de maneira muito ruim para o país sede.
– Nós discutimos sobre isto e voltamos a insistir nesta manhã. Nossa preocupação é que a imprensa seja capaz de trabalhar como nos Jogos anteriores – salientou.
De acordo com o executivo do Comitê Olímpico, o Comitê Chinês tem um compromisso previsto dentro dos itens estabelecidos pelo acordo para realização do evento de oferecer acesso à internet para 30 mil profissionais credenciados e não-credenciados.
– Houve algumas críticas ao controle sobre a internet durante os eventos relacionados ao Tibete nas últimas semanas – destacou Gosper.
No início deste ano, a maior parte das restrições sobre a imprensa internacional foram suspensas, situação que deve ser mantida até o final de outubro.
Perguntado sobre o controle, o porta-voz do Ministério do Exterior, Jiang Yu, afirmou que a China está gerenciando a questão da internet de acordo com as práticas gerais da comunidade internacional.
GAZETA PRESS
Bloqueio da internet ficou mais rígido com as manifestações pela independência do Tibete
Foto:
Gurinder Osan, AP
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.