| 20/03/2008 12h02min
Mesmo com o acirramento da disputa pelas vagas à fase final, o público está diminuindo nos estádios. A 12ª rodada do Gauchão registrou a terceira pior média de pagantes do campeonato - com menos de 2,7 mil ingressos vendidos por jogo.
Apenas os estádios Beira-Rio e Bento Freitas registraram bons públicos: quase 14 mil pessoas pagaram para ver Inter e São José-PA, enquanto o Brasil-Pe levou mais de 3 mil xavantes às bilheterias na vitória sobre o Juventude. Até mesmo o jogo entre Santa Cruz e Grêmio registra no borderô - documento oficial com o qual os clubes informam à FGF o movimento de venda de ingressos - cerca de 2,7 mil pagantes.
Somados os 96 jogos das 12 rodadas do Gauchão, o total de pagantes chega a 289.044 torcedores, com média de 3.010 por partida.
Há um equilíbrio de forças para medir a relação de pagantes por clube. Todas as equipes disputaram exatamente seis partidas em casa, e apenas VEC e 15 de Novembro não receberam jogos da dupla Gre-Nal - o que costuma inflacionar as médias. Ou seja, a comparação entre os borderôs é justa para praticamente todos.
O Inter segue liderando. Os colorados são os únicos a ultrapassar os 100 mil pagantes no total, com média de 17,8 mil torcedores por jogo.
O colorado também fica à frente do Grêmio na disputa pela fidelidade no Interior, somando 28.748 espectadores nas partidas longe do Beira-Rio.
O Grêmio está em segundo, com média de 13,3 mil. E no Interior, foi assistido por 21.694 pessoas.
O Brasil-Pe aparece em terceiro, liderando a disputa sem a presença da dupla Gre-Nal. O Xavante tem média de 3.060 pagantes por jogo, e registra ainda o maior público em partidas sem a presença de Grêmio ou Inter: 3.124 torcedores contra o Guarany-Ba.
Em 4º lugar está o Inter-SM, seguido de Caxias e Juventude. O 15 de Novembro, além da lanterna no Grupo 1, é o último também na lista de médias de público: registra apenas 404 pagantes por jogo no Estádio Sady Schmidt.
O levantamento completo está no blog Gauchão Total.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.