| 04/03/2008 10h56min
A China lançará em maio o segundo satélite de previsão meteorológica, o Fengyun-3 (FY-3), a fim de oferecer previsões mais exatas e a prazo mais longo para os Jogos Olímpicos. A informação foi confirmada nesta terça pelo projetista-chefe do equipamento Zhou Hongling.
O novo satélite fornecerá as informações exatas e imediatas sobre as mudanças de tempo como parte dos esforços para melhorar a exatidão da previsão durante a Olimpíada de Pequim, que começa em 8 de agosto. Zhou falou às vésperas da primeira sessão da 11ª Assembléia Popular Nacional, que começará amanhã.
O novo satélite, com maior carga útil, pode oferecer as previsões meteorológicas com antecedência de entre 10 e 15 dias, revelou Zhou, acrescentando que "o equipamento substituirá o satélite FY-1D, lançado em maio de 2002, e começará a fornecer serviços durante a Olimpíada."
A China lançou oito satélites meteorológicos desde as décadas de 1970, quando deu início à pesquisa neste setor. O primeiro equipamento voltado para a Olimpíada, o FY-2D, foi lançado no fim de 2006. A Administração de Meteorologia da China considera os serviços de previsão meteorológica durante o evento esportivo uma prioridade para este ano, uma vez que o país pode experimentar clima adverso.
AGÊNCIA XINHUAGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.