Notícias

 | 22/02/2008 11h46min

Pequim fechará 40 empresas para diminuir poluição

Companhias devem controlar emissão de gases até junho

Pequim fará vários esforços para controlar a poluição até os Jogos Olímpicos. Para tanto, está previsto o fechamento de usinas e a melhora nas instalações de retificação ambiental, conforme a proximidade dos Jogos Olímpicos. Segundo um boletim do governo municipal, até o fim de junho deste ano, as produções serão suspensas na Usina de Química Orgânica da Beijing Eastern Petrochemical Co. Ltd, Companhia Dayou da Beijing Chimical Industry Group Corporation, e nas unidades de abastecimento de combustível pesado da China Huadian Corporation Beijing Thermoelectric Co. Ltd. Até o final do ano, a cidade planeja 40 companhias de grande poluição e consumo enérgico.

O documento também ordena que as companhias tomem medidas estritas até o fim de junho para garantir que sua poluição não ultrapasse os níveis permitidos. As usinas termelétricas e companhias de aquecimento devem instalar rapidamente instalações de controle  por substâncias como dióxido de enxofre e poeira.

Além da capital chinesa, a cidade de Tianjing, a Região Autônoma da Mongólia Interior e as províncias de Hebei, Shanxi e Shangdong vão adotar, em conjunto, medidas de tratamento para controlar poeiras, emissões de carros e de poluentes pelas empresas industriais, de acordo com um plano conjunto assinado pelas seis regiões.

– Durante os Jogos Olímpicos, Pequim vai limitar o número de veículos nas estradas, eliminar a poluição nos canteiros de construção e reduzir as emissões de poluentes por empresas industriais – disse Du Shaozhong, subdiretor do Departamento da Proteção Ambiental de Pequim.

As regiões vizinhas também vão adotar medidas temporárias para controlar a poluição, revelou Du. E até agora, as seis regiões já obtiveram alguns progressos no tratamento de poluição como o plano exigiu, de acordo com o dirigente.

Segundo dados oficiais, até o fim do ano passado, cerca de 75% das usinas termelétricas nessas regiões haviam instalado equipamentos para controlar as emissões de dióxido de enxofre. A capital chinesa, Tianjin e Hebei ainda fecharam as empresas mais poluidoras e de maior consumo de energia, como usinas de cimento e de aço.

AGÊNCIA XINHUA
Patrocinado por:
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.