| 11/02/2008 15h54min
As condições do mar não são as que todos gostariam de encontrar em Fernando de Noronha, mas os surfistas aproveitaram o último dia de treinos livres na Cacimba do Padre para a tradicional etapa cinco estrelas da divisão de acesso (WQS) do Surfe Mundial.
A chamada para o início do primeiro grande evento do ano no Circuito Mundial de Surfe Profissional foi marcada para as 8h desta terça-feira.
— Vamos ter que analisar direitinho principalmente as marés para pegar as melhores condições. Temos uma primeira chamada marcada para as 8h, pode ser que rolem algumas baterias pela manhã e depois esperar a maré começar a secar de novo para fazer mais alguma coisa pela tarde — contou Alfio Lagnado, presidente da Hang Loose, patrocinadora da etapa, que também atua como diretor de prova.
— Além disso, teremos um tempo maior para poder esperar as melhores condições, pois a quantidade de participantes neste ano ficou no formato de 144 atletas, ou seja, serão 24 baterias a menos do que no ano passado para fazer todo o evento — ressaltou Alfio.
As previsões indicam que o melhor dia de ondas da semana no arquipélago pernambucano, também conhecido como o Havaí brasileiro, será na quinta-feira, quando devem estrear os principais cabeças-de-chave da competição.
Pablo Paulino chega embalado
Fazem parte desta lista 48 surfistas dentre os mais bem colocados no ranking mundial de 2007. O favorito deste ano é o sul-africano Greg Esmlie, com o pernambucano Bernardo Pigmeu sendo o segundo mais bem colocado.
Bicampeão mundial Pro Junior da ASP no início do ano, o cearense Pablo Paulino também será uma das atrações da segunda fase.
— Estou muito feliz por ter conseguido o bicampeonato mundial para o Brasil e este título certamente vai motivar toda a nova geração que está vindo forte por aí, como o Petersinho, o Miguel Pupo, o Jadson André e tantos outros — acredita Pablo Paulino, que na Austrália igualou o feito que até então era único de Joel Parkinson na categoria para surfistas com até 21 anos de idade.
Agora, ele inicia a corrida por uma vaga na elite mundial (WCT) no tradicional evento de Fernando de Noronha, primeira e única etapa com nível 5 estrelas que recebeu a indicação “prime location” da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) por ter as melhores ondas do WQS 2008. A Cacimba do Padre é uma das oito praias que ganharam esta classificação especial que vale um bônus de 500 pontos.
Até domingo, estarão em jogo em Fernando de Noronha uma premiação de 110.000 dólares e 2.500 pontos no ranking que garante quinze vagas na divisão de elite do esporte.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.