| 16/01/2008 12h06min
O Ninho de Pássaro está quase pronto. O Estádio Nacional, nome oficial do principal estádio construído pela China para a Olimpíada 2008, será entregue até o início de abril, segundo o cronograma do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Cojob). A estrutura de ferro retorcido está concluída, mas no entorno ainda há muita coisa para ser feita. Ruas, avenidas, paisagismo, tudo está sendo finalizado - e num ritmo incessante, sem parar nem mesmo aos finais de semana.
O estádio fica na região norte da cidade, próximo ao Quarto Anel (Pequim tem um sistema rodoviário de anéis que circundam a capital chinesa do centro ao subúrbio - no total, há cinco anéis). O metrô ainda não chega até lá, está próximo. Ainda assim, muita gente vai até o Ninho para fazer fotos, ter um registro do que a China considera um dos símbolos arquitetônicos destes Jogos. Até agora, os curiosos pagam um preço: não podem chegar perto do prédio e têm de vencer pequenos desafios: saltar
sobre buracos e
canos no chão, subir montes de areia e não se importar - num um pouco - com a poeira das obras que estão por toda a parte na região. Nem um problema. Está cheio de gente por lá.
O Ninho será o palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, além de competições de atletismo e da final de futebol. São 258 mil metros quadrados para esporte, mas que abrigarão muito mais. Apenas o shopping subterrâneo terá 40 mil metros quadrados. No terceiro andar, um restaurante que dá visão privilegiada à área de competição tem 10 mil metros quadrados. No interior, há 91 mil lugares - 11 mil assentos são removíveis.
A construção envolve uma parceria público-privada, e após o término da Olimpíada, o grupo chinês CITIC, quem detém o maior investimento, tem concessão de 30 anos para explorar atividades no local. Espera-se que o Ninho abrigue além de competições esportivas, outros espetáculos. Também deve se tornar um grande centro desportivo aberto à população.
Ainda
antes da Olimpíada, dois eventos deverão servir de teste para o local. Em 18 de abril, acontece o Desafio Internacional de Marcha Atlética da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês). O Aberto de Atletismo Boa Sorte Pequim, de 22 a 25 de maio, é considerado o mais importante desta fase de testes do estádio.
Cubo
O Centro Nacional Aquático é outra inovação chinesa. A sede das competições de natação, mergulho e nado sincronizado dará show mesmo de fora. Ainda não está pronta, fica a leste do Ninho, mas bem próximo. Em forma de cubo, as paredes são permeadas por estruturas salientes, dando a impressão de que se trata de um cubo coberto por um papel-bolha gigante.
Interessante, quando tudo estiver pronto, será apreciar as mudanças camaleoas da estrutura. Durante o dia, as paredes assumirao uma cor clara, fundindo-se ao céu. Durante a noite, shows de luzes serão capazes de mostrar bolinhas - como aquelas de sabão - emergindo do cubo.
No total, 37 sedes
A Olimpíada de 2008 terá, ao todo, 37 sedes, espalhadas em sete cidades diferentes. A maior parte das competições acontecem em Pequim, mas há ainda disputas em Hong Kong, Shanghai, Qindao, Qinghuangdao, Shenyang e Tianjin. Nem todos os locais são novos, há muitas estruturas reformadas - e já preparadas para os jogos - como estádios já existentes ou campi universitários.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.