| 06/01/2008 16h30min
O Brasil assegurou neste domingo a sétima vaga da vela para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. A dupla André Fonseca e Rodrigo Duarte garantiu a classificação brasileira na 49er graças à passagem para a série decisiva do Mundial da classe, que está sendo disputado em Sorrento, na Austrália.
A competição mundial assegura cinco barcos em Pequim-2008. Como entre os 25 que passaram à fase ouro, apenas outras duas embarcações além da dos brasileiros ainda não haviam carimbado o passaporte para as Olimpíadas, a classificação verde-amarela veio antes de decidido os cinco primeiros lugares. Durante o Mundial de Cascais, em 2007, o Brasil havia assegurado participação olímpica nas classes Star, Laser, Finn, 470 feminina e RS:X feminina e masculina.
A classificação não foi nada fácil. Até mesmo uma capotada em alto mar aconteceu.
– O vento estava forte, com até 26 nós, e vários barcos capotaram, incluindo o nosso. Os dois não conseguiram completar a segunda regata do dia, já que algumas coisas quebraram, mas deu tempo para ajeitar tudo e na última regata eles se superaram e conseguiram um ótimo oitavo lugar, que bastou para a vaga olímpica – comentou o técnico Walter Böddener, coordenador técnico da Confederação Brasileira.
A dupla ocupa a 18ª posição no Mundial após terem disputado nove regatas. Os demais brasileiros não estão muito bem colocados, pois não terminaram nenhuma regata deste domingo. Marcelo Bellotti e Sydney Bloch terminaram em 67º lugar e Rafael Gagliotti e Henrique Gomes, em 70º.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.