| 03/01/2008 16h47min
Local de treinos da brasileira Poliana Okimoto, a cidade de Santos receberá a primeira etapa da Copa do Mundo de maratonas aquáticas, no percurso de 10 km, que será disputado nas Olimpíadas de Pequim-2008. A competição, que reunirá 60 dos melhores atletas do mundo, será disputada em 26 de janeiro, justamente no aniversário da maior cidade do litoral sul de São Paulo.
A prova, que recebe o nome de Segunda Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Câmara Agondi, será a seletiva para os quatro melhores maratonistas brasileiros (dois homens e duas mulheres) conseguirem a vaga no Mundial da categoria, que será disputado entre 3 e 8 de maio na cidade espanhola de Sevilha. O Mundial, por sua vez, definirá os atletas classificados para Pequim-2008.
Além de Brasil, serão mais 14 países em Santos: os sul-americanos Argentina, Chile e Equador, os norte-americanos Estados Unidos, Canadá e México, os europeus Espanha, França, Holanda, Itália, Portugal e Rússia e, ainda, a Nigéria, único representante do continente africano. A competição distribuirá 20 mil dólares (aproximadamente R$ 35,3 mil) em prêmios e ainda pontos para o ranking da Federação Internacional de Natação (Fina).
A primeira etapa da Copa do Mundo de maratonas aquáticas ainda terá uma competição preliminar: a Travessia Nacional Troféu Renata Agondi, que conta com um percurso de 1,2 km, aberta a todas as categorias.
Outra seletiva
O maratonista brasileiro que não conseguir a vaga na prova dos 10km para o Mundial terá mais uma chance para disputar a competição em Sevilha, já que a seletiva da competição de 5km será o Campeonato Brasileiro, em 23 de fevereiro, na cidade de Porto Belo, em Santa Catarina. A prova dos 5 mil metros, no entanto, não será disputada nas Olimpíadas.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.