| 12/10/2007 23h18min
Depois de deixar escapar cinco pontos nos dois últimos jogos, o Grêmio entra em campo às 18h10min deste sábado no Estádio Olímpico com o objetivo de voltar à zona da Copa Libertadores, formada pelos quatro primeiros da tabela do Brasileirão. O adversário é o Goiás, que neste ano faz fraca campanha e ocupa apenas a 15ª colocação com 38 pontos, a apenas um da zona do rebaixamento. O clicRBS acompanha a partida em tempo real.
O Tricolor é o quinto, com 48. Para voltar a ser um dos quatro primeiros, além da vitória, precisa que o Palmeiras não vença o Santos neste sábado na Vila Belmiro. O empate no clássico paulista seria um bom resultado, já que o Alvinegro também é um rival na luta para ir à principal competição sul-americana.
O técnico Mano Menezes terá cinco desfalques: Hidalgo, machucado; Gavilán, servindo à seleção paraguaia nas Eliminatórias para a Copa de 2010; e os suspensos Sandro Goiano, Eduardo Costa e Léo – os três levaram o terceiro amarelo por falta em Valdívia na derrota para o Palmeiras no último final de semana em São Paulo.
Mano irá escalar o jovem Anderson Pico para o lugar do peruano, como já vem fazendo, e Pereira ocupará a vaga de Léo. Já o meio-campo ainda não está definido. O treinador acenou para duas possibilidades. Uma é escalar o atacante Jonas no meio ao lado de Diego Souza, com a dupla de volantes formada por Nunes e o capitão Tcheco, improvisado. Se isto ocorrer, Marcel e Tuta formarão o setor ofensivo.
A outra possibilidade é escalar Marcelo Labarthe ao lado de Nunes, deixando Tcheco e Diego Souza cuidando da criação. Assim, como já vem ocorrendo, Marcel fica de fora e o ataque será formado por Jonas e Tuta. Na manhã desta sexta, após treino fechado, o comandante tricolor disse o esquema será definido pela formação do adversário, que ainda tem dúvida entre o esquema 3-5-2 ou o 3-6-1:
– É lógico que 3-6-1 dá menos espaços para trabalhar a bola, tem de ter mais paciência, mais agressividade, mais velocidade e troca de passes para tentar pegar o adversário mais desorganizado quando retomar a bola. Temos de estar preparados para as duas situações – explicou.
Uma das novidades do Goiás é a volta do ala Paulo Baier ao meio-campo. O jogador foi criticado pela atuação no lado direito no empate sem gols com o Cruzeiro no último domingo. No Estádio Olímpico, já se alertou para os perigos das cobranças de falta e das bolas alçadas à área pelo gaúcho.
– O chute dele não tem a força de Caio (do Palmeiras), nem a velocidade de Rogério Ceni. Mas é melhor colocado. Em chutes de longa distância, cobra por cima da barreira. Nos de perto, prefere os lados – explicou o goleiro gremista Saja durante a semana.
O principal problema do técnico esmeraldino, Márcio Araújo é a lateral-esquerda. Com os desfalques de Diego e do ex-colorado Chiquinho, as opções são o garoto Luiz Henrique ou o meia Élson. A tendência é que seja feita a improvisação, já que o júnior volta de uma lesão que o afastou dos gramados por quatro meses.
RÁDIO GAÚCHA, CLICRBS E GAZETA PRESSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.