| 17/09/2007 14h01min
A fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa começa nesta terça recheada de brasileiros. Nada menos que 94 jogadores do país estão distribuídos entre os 32 participantes. Os mais conhecidos são Kaká, decisivo na conquista do Milan na última edição, e Ronaldinho, que levou o Barcelona ao título em 2005/2006. Diante de um número tão elevado, é bem provável que haja pelo menos um brasileiro no gramado do Estádio Olímpico de Moscou em 21 de maio de 2008, data da final.
Se mostrar o mesmo futebol decisivo que apresentou na temporada passada, quando brilhou nos momentos certos e levou o Milan ao sétimo título da maior competição européia, Kaká tem tudo para ser novamente o destaque do torneio. Mas ele terá a concorrência de um Ronaldinho em busca da redenção, após as muitas críticas recebidas na temporada passada. Por outro lado, outros jogadores buscam seu lugar ao sol. É o caso do jovem Anderson, transferido do Porto ao Manchester United e que vem ganhando experiência.
A qualidade dos brasileiros é tanta que a base da Seleção Brasileira de Dunga é formada por muitos jogadores que disputarão a Liga. Seria possível mandar a campo uma formação como esta: Júlio César (Inter de Milão-ITA); Daniel Alves (Sevilla-ESP), Alex (Chelsea-ING), Juan (Roma-ITA) e Serginho (Milan-ITA); Emerson (Milan), Gilberto Silva (Arsenal-ING), Kaká (Milan) e Ronaldinho (Barcelona); Vágner Love (CSKA-RUS) e Robinho (Real Madrid-ESP). Este time teria ainda um banco respeitável, com nomes como Hélton (Porto-POR), Anderson (Manchester United-ING), Luisão (Benfica-POR), Júlio Baptista (Real Madrid-ESP) e Daniel Carvalho (CSKA-RUS).
Há ainda aqueles que ficaram de fora das listas entregues à Uefa – casos do atacante Adriano, que ficou de fora na Inter de Milão por não estar na melhor forma física, e Alexandre Pato, que ainda não pode estrear pelo Milan por ter completado 18 anos de idade antes do encerramento das inscrições. Além disso, há aqueles jogadores nascidos no Brasil, mas que não defendem as cores da Seleção, caso do teuto-brasileiro Kevin Kuranyi, da Alemanha, do meia Deco, de Portugal, e do jovem atacante Eduardo da Silva, contratado pelo Arsenal, e que tem balançado as redes defendendo a Croácia.
O número varia de clube para clube: o maior grupo está no Sporting de Lisboa, com nada menos que sete brazucas no elenco. Logo atrás vêm CSKA Moscou, Roma, Porto, Milan (sem contar Alexandre Pato) e o Shakthar Donetsk, que há tempos é reduto do futebol brasileiro na Ucrânia. A partir da amanhã, será hora de conferir quais jogadores encantarão a Europa com o toque brasileiro – e se algum deles levantará a taça.
Ronaldinho e Kaká querem brilhar mais uma vez na Liga dos Campeões
Foto:
Arte sobre fotos de Vincent Yu e Manu Fernandez
/
AP
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.