| 30/08/2007 08h52min
Das 9h às 18h de hoje, cinco inspetores da Fifa analisarão as condições de Porto Alegre para receber a Copa de 2014, caso seja confirmada no Brasil. Desde ontem à noite na Capital, os representantes da entidade recebem tratamento de diplomatas até que o avião os leve para o Rio, hoje à tarde.
Como fica difícil mostrar obras sete anos antes de um torneio que ainda não está nem confirmado, a estratégia da comissão encarregada de receber os inspetores da Fifa é ser objetiva. Direta. Organizada. E pontual.
– É uma visita técnica, mas com ingredientes políticos. Temos que ser eficazes – diz o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Luís Augusto Lara.
A forma encontrada é deixar badalações de lado e concentrar esforços no essencial. Lara lembra que um dos integrantes da comitiva, o suíço Walter Gagg, já esteve na Capital, em março. Foi minucioso na inspeção dos estádios Olímpico e Beira-Rio para jogos das Eliminatórias da Copa de 2010, na África do Sul.
Para garantir que todos os deslocamentos ocorram dentro do previsto, cinco batedores da EPTC e cinco da Brigada Militar farão a escolta. Além de dois microônibus para transportar 12 visitantes (sete representam a CBF, incluindo o presidente Ricardo Teixeira), há também a possibilidade de se fazer o trajeto no ônibus da Linha Turismo. Cartazes de boas-vindas estarão espalhados pela cidade.
O roteiro começa às 9h, no Hotel Sheraton, onde estão hospedados os inspetores. Após o café da manhã, assistirão a uma apresentação sobre a rede hoteleira. Hoje, são 12.780 vagas em hotéis de cinco a três estrelas e em apart-hotéis. Até 2011, o número subiria para 13.980.
Uma hora mais tarde, devem estar no Beira-Rio. Conhecerão os projetos de reforma do estádio e visitarão todas as instalações. Para o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, João Bosco Vaz, este é um dos pontos decisivos.
– Porto Alegre está acostumada a receber grandes jogos. - Há dois anos, Brasil e Paraguai se enfrentaram no Beira-Rio, pelas Eliminatórias, sem problema – lembra Bosco.
Pelo roteiro oficial, às 12h45min, os convidados estarão no Palácio Piratini para um churrasco no Galpão Crioulo. Mesmo que os inspetores não tenham concedido entrevistas em sua passagem ao Brasil, a comissão que preparou a recepção obteve informações sobre o que agradou e o que não agradou. O principal foi a falta de foco de algumas cidades. Fortaleza, Maceió e Recife apostaram na força do folclore e se deram mal. Os visitantes querem saber é de infra-estrutura.
– Vamos mostrar nossa capacidade para gerenciar tráfego e transporte – comenta o secretário municipal de Mobilidade Urbana e diretor da EPTC, Luiz Afonso Senna.
Senna apresentará dois vídeos, em inglês. Depois, ainda no Piratini, haverá demonstrações sobre a rede hospitalar e a segurança pública.
– Podemos até não ter estrutura de Primeiro Mundo, mas podemos nos mobilizar e obter resultados de Primeiro Mundo – aposta Lara.
ZERO HORA
Inspetores da Fifia assistiram a Inter e Fluminense no Beira-Rio
Foto:
Marcos Nagelstein
/
Agência RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.