| 09/08/2007 22h26min
O Grêmio conseguiu afastar a má fase. O time aplicou 3 a 0 no América-RN na noite desta quinta no Estádio Olímpico, pela 18ª rodada da competição. Os gols foram anotados por Tuta (2) e Kelly. Com o resultado, o Tricolor soma 28 pontos na tabela de classificação, na sexta posição. Já os nordestinos seguem na lanterna, com 10.
Como já era esperado, o lanterna entrou em campo se comportando como um lanterna. Ou seja, sem ameaçar, e assustado com as investidas do Grêmio. Mas o Tricolor não aproveitava a situação como poderia. As jogadas de ataque eram limitadas e o time de Mano Menezes não envolvia os jogadores adversários. Na maioria das vezes, os tricolores se contentavam em lançar Tuta e Carlos Eduardo e arriscar de fora da área.
No entanto, dois jovens talentos do Grêmio fizeram a diferença. E foi cedo, aos seis minutos de jogo. Carlos Eduardo tocou para Anderson Pico, que fez uma bela jogada pela esquerda, colocando Tuta de frente para o crime. O centroavante só teve o trabalho de empurrar para as redes, sem chances para o goleiro Gléguer.
Em seguida, o Grêmio se acomodou. O volante Eduardo Costa, que apresentou um bom futebol, foi o único jogador de meio-campo a marcar os contra-ataques adversários. No setor ofensivo, poucas jogadas e muitas tentativas de ligação direta.
Como resultado disso, o América deixou de se comportar como lanterna, e passou a ousar. Adãozinho chutava de longe, ou tentava lançar o companheiro Paulo Isidoro na área tricolor. Em algumas ocasiões, os avanços do adversário chegaram a assustar a torcida que estava no Estádio Olímpico.
No segundo tempo, o técnico do América, Marcelo Veiga, promoveu a entrada do atacante Arlon no lugar do meia Reinaldo. A equipe nordestina deu um grande susto logo aos dois minutos de jogo. Em cobrança de falta próxima à área, pelo lado esquerdo, ele colocou a bola no ângulo, obrigando o argentino Saja a fazer uma grande defesa, colocando para escanteio. Os nordestinos ainda perderam mais chances no início da etapa, até que o Grêmio retomou o controle do jogo.
As investidas gaúchas passaram a ganhar em qualidade. Tcheco, Carlos Eduardo e o lateral-esquerdo Anderson Pico começaram a trocar passes envolvendo os rivais. Assim, o Tricolor chegou ao seu segundo gol. Aos 11 minutos, Carlos Eduardo cruzou com perfeição para Tuta subir e fazer 2 a 0.
O América não se deu por vencido. Com as entradas de Arlon, Célio e Leandro Sena, o time passou a pressionar e chegou a obrigar o argentino Saja a fazer defesas difíceis. Aos 32, Tcheco deu lugar a Kelly. Dez minutos depois de entrar, o meia fez jogada individual e chutou na entrada da área, forte e rasteiro, para decretar a goleada.
Felipe Truda
felipe.truda@rbsonline.com.br
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.