| 03/05/2007 18h42min
No próximo dia 16 de maio, Sevilla e Espanyol protagonizarão a primeira final entre times da Espanha na Copa da Uefa, na cidade escocesa de Glasgow. Enquanto o Sevilla dos brasileiros Luís Fabiano, Renato, Adriano e Daniel Alves tentará a defesa do título obtido na temporada passada, o Espanyol de Eduardo Costa e Jônatas sonha com sua primeira conquista da segunda maior competição do futebol europeu.
Dois espanhóis já se encontraram na decisão, mas quando o torneio se chamava Copa de Feiras. Em 1962, o Valencia superou o Barcelona, e dois anos depois caiu ante o Zaragoza na decisão. No ano de 1966, o mesmo Zaragoza caiu ante o Barcelona na final.
Desde então, apenas Itália e Alemanha viveram situação parecida.
Na temporada 1979/80, o Borussia Mönchengladbach superou o Eintracht Frankfurt nos pênaltis. Posteriormente, o domínio foi italiano, com quatro finais: na campanha 1989/90, a Juventus superou a Fiorentina. Um ano depois, a Inter obteve o título batendo o Roma. Na de 1994/95, vitória do Parma sobre a Juventus, e na 1997/98, a Inter de Milão passou pela Lazio.
Com a final espanhola do próximo dia 16, o país chegará aos 11 títulos da Copa da Uefa, superando Itália e Inglaterra, com 10 cada.
Se for campeão, o Sevilla igualará o feito de Real Madrid, Valencia e Barcelona, que levaram dois títulos consecutivos do torneio. Já o Espanyol chega à segunda decisão da competição de sua história, após perder a de 1988 nos pênaltis – coincidentemente, também com uma vantagem de 3 a 0 na primeira partida.
Barcelona e Valencia são os maiores vencedores do país, com três títulos, enquanto o Real Madrid tem dois. Zaragoza e Sevilla completam a lista, com um.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.