| 14/10/2006 20h03min
A touca, o tabu, a lenda já estão no passado. Depois de 10 encontros, o Grêmio venceu o São Caetano pela primeira vez neste sábado, no Estádio Anacleto Campanella, pelo Brasileirão. Mais do que vencer o compromisso desta rodada, o time de Mano Menezes recuperou a vice-liderança da competição, pois o Santos foi derrotado pelo Botafogo por 4 a 3.
Já o São Paulo, que goleou o Juventude por 5 a 0, sobe para 59 pontos e segue disparado na ponta. O Grêmio chegou aos 51, enquanto o Santos patinou nos 49 pontos.
Como o Anacleto Campanella tem sido praticamente um campo neutro para os visitantes, o Grêmio deu o arranque nas investidas ofensivas. Pressionou o Azulão até os 15 minutos. E quando Hélio dos Anjos havia conseguido arrumar o posicionamento do seu time em campo, o São Caetano teve Triguinho expulso. O lateral deu uma voadora criminosa em Lucas na altura das costelas. Levou vermelho direto.
Mesmo com a vantagem numérica, o Grêmio não conseguiu tirar proveito da condição. Mas traduziu a superioridade técnica em gol aos 37 minutos do primeiro tempo. Em noite inspirada, Wellington fez uma de suas melhores apresentações com a camisa do Grêmio e foi o autor do cruzamento da esquerda para o arremate certeiro de Lucas, que apareceu na área como centroavante.
O fim do primeiro tempo encaminhava a vitória. Mas ao cabo da etapa, Mano Menezes perdeu uma peça importante para o próximo compromisso, diante do líder São Paulo. O volante Jeovânio levou o terceiro cartão amarelo, cumpre suspensão e deve dar lugar a Sandro Goiano – seu substituto na parte final do jogo com o São Caetano. Outro que vai ficar fora também pelo acúmulo de amarelos é o lateral Patrício. Alessandro pode ser a alternativa na próxima rodada.
Nos 45 minutos finais, o Grêmio foi menos impetuoso. Mesmo assim, não sofreu uma ameaça concreta do Azulão, exceto pelas cobranças venenosas de falta do experiente lateral Anderson Lima, ex-Grêmio. Outro que enfrentou seu ex-clube foi o atacante Marcelinho. Com muita movimentação e pouca objetividade, o grande momento foi um drible que deixou Evaldo completamente torto na linha de fundo.
Na metade final da etapa complementar, Mano fez três alterações. Rafinha cedeu a vaga para Paulo Ramos, cujo último jogo foi justamente o empate de 1 a 1 contra São Caetano no primeiro turno do Brasileirão. No lugar de Ramon, entrou Aloísio. Em seguida, Sandro entrou no time para preservar Jeovânio, que já tinha cartão amarelo.
E foi do reserva Paulo Ramos o passe para o segundo gol do Grêmio. O meia encontrou Rômulo entrando livre na área, apenas tendo o trabalho de bater fora do alcance do goleiro Mauro aos 32 minutos.
Apesar dos três pontos fora de casa, a noite não foi completa para o Tricolor. Mano Menezes foi expulso pelo árbitro Paulo Henrique de Godoy Bezerra nos minutos finais. Após a partida, o técnico preferiu não falar sobre o assunto.
Juliano
Schüler
juliano.schuler@rbsonline.com.br
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.