| 09/04/2006 18h17min
A Estrela Solitária voltou a brilhar mais forte no Rio de Janeiro. Em um Maracanã lotado nas suas arquibancadas, o Botafogo conquistou o Campeonato Carioca de 2006 ao vencer o Madureira por 3 a 1, neste domingo à tarde. O Alvinegro já havia vencido o primeiro jogo por 2 a 0. O atacante Dodô, duas vezes, e Reinaldo fizeram os gols do Glorioso na partida. Fábio Júnior descontou para o Tricolor suburbano Desta maneira, o clube pôs fim a um jejum de oito anos sem títulos. Agora, o Botafogo se prepara para o Brasileiro, que começa no próximo final de semana.
Apesar da vantagem conquistada no primeiro jogo, o Botafogo iniciou a decisão mostrando que não iria apenas se defender. O time marcava forte no meio-campo e buscava sair em velocidade nos contra-ataques. O Madureira, apesar de jogar com três atacantes, não conseguia pressionar o adversário. Os primeiros minutos reservaram pouco trabalho aos dois goleiros. Na primeira finalização certa do Botafogo, o meia Zé Roberto arriscou de fora da área, aos 14 minutos, mas Renan defendeu com segurança.
Aos 18, porém, apareceu o Dodô. Sumido até então da partida, o atacante dominou na intermediária e chutou com violência. Contando com um desvio no caminho, a bola surpreendeu o goleiro Renan e foi parar no fundo das redes. Botafogo 1 a 0 e gritos de campeão por todo o Maracanã.
O gol, ao mesmo tempo em que deu mais tranqüilidade ao Botafogo, deixou os jogadores do Madureira ainda mais nervosos, apelando até mesmo para jogadas violentas em alguns momentos. Com 35 minutos, o técnico Alfredo Sampaio colocou em campo o atacante Fábio Júnior, que havia sido barrado após o primeiro jogo da final.
O Botafogo tinha espaços para atacar. Aos 38, Zé Roberto carregou até a entrada da área, mas seu chute acabou saindo por cima do gol. Já o atacante Dodô acertou a trave em cobrança de falta aos 48. Mesmo sem marcar novamente na etapa inicial, o Alvinegro foi para o vestiário em vantagem e muito aplaudido por sua torcida.
Quando todos esperavam que o Madureira viesse com tudo no segundo tempo, o Botafogo surpreendeu e chegou logo a mais um gol. Após passe de Reinaldo, Zé Roberto invadiu a área e tocou na saída do goleiro; antes que a bola entrasse, Dodô apareceu para tocar nela e marcar seu nono gol no Carioca, isolando-se na artilharia da competição.
O Madureira conseguiu descontar aos 11 minutos, em lance individual de Fábio Júnior, que se livrou de três adversários antes de tocar por baixo do goleiro Lopes. O Tricolor suburbano se mandou com tudo em busca da ingrata missão. Desta maneira abria sua defesa. Aos 25, Zé Roberto teve a chance de marcar o terceiro do Botafogo, mas chutou rente à trave esquerda de Renan.
O Alvinegro era mais perigoso e chegou ao terceiro gol aos 35 minutos, quando Reinaldo aproveitou o corta-luz de Zé Roberto para penetrar na área e bater no canto direito de Renan.
Daí até o apito final, o Maracanã se transformou em uma enorme festa em preto e branco, como há muito tempo o estádio não assistia.
GAZETA PRESSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.