clicRBS
Nova busca - outros

Orientação Profissional Virtual

Os psicólogos Fernando Elias José e Cláudia Wachleski respondem às dúvidas sobre escolha profissional, vocação e vestibular

Categoria: Carreira(211 perguntas e respostas)
 

Vou prestar vestibular para ciencias contabéis,como está o campo de trabalho e remuneração?

Enviado em 28/09/2009 às 14h45
por Inajara, 34 - Porto Alegre (RS)
Ocultar Resposta
Cláudia Wachleski
 

Resposta: Olá! Essas informações você pode obter no site guia do estudante, acesse: http://guiadoestudante.abril.com.br.  Abraços

topo
 

Oi Fernando, faz algum tempo que venho adiando passar pela experiência do vestibular, sou apaixonada pela área de Administração, porém ao fazer o teste vocacional o resultado foi "Comunicação", não é uma área que me atrai, nunca me imaginei sendo jornalista ou trabalhando em uma empresa de publicidade a não ser na Administração, estou em dúvida, pretendo fazer o vestibular para o próximo sem. 1/2010 e estou "fora da casinha"...o que eu faço?..Obrigada querido, abraços!

Enviado em 07/10/2009 às 11h02
por Verônica, 21 - Canoas (RS)
Ocultar Resposta
Cláudia Wachleski
 

Resposta:Olá Verônica!!! Por que você vem adiando a experiência do vestibular se você demonstra tanta motivação pelo curso de Administração? Você fez a sua Orientação Vocacional com um profissional qualificado ou utilizou algum teste online? Os testes disponíveis na internet muitas vezes podem oferecer dados precisos outras vezes nem tanto, e no caso da Orientação Vocacional com um profissional se estas dúvidas permaneceram mesmo após a avaliação, ele deverá auxiliá-la nesse processo. Se você não se imagina em outra área e está motivada para o curso de Administração não há porque sentir-se confusa, é necessário esforço para fazer um curso superior, mas é possível e o retorno quando conseguimos superar nossos limites é muito compensador!!! Então, observe o que realmente está interferindo na sua decisão de iniciar essa nova etapa da sua vida e vamos lá!!! Somente enfrentando as nossas dificuldades é que conseguimos reconhecer a nossa capacidade para nos realizarmos!!! Abraços.

topo
 

oi!gosto muito da área de humanas ,mas nao sei qual profissão segui,estou em duvida entre Direito e psicologia.

Enviado em 09/10/2009 às 19h04
por deysi, 18 - anchieta (ES)
Ocultar Resposta
Cláudia Wachleski
 

Resposta: Deysi!!! Embora as duas profissões sejam da área de humanas, a área de atuação de Direito e Psicologia são bastante distintas. No que você se imagina trabalhando? Você sabe como é a área de atuação de cada uma dessas profissões? Conhecer bem quais são as possibilidades de atuação é bastante interessante para direcionar os nossos interesses. Entretanto, se mesmo com essas informações você permanecer com dificuldades de decidir-se, uma ótima opção para auxiliá-la nesse processo de escolha profissional é a realização de uma Orientação Vocacional, que deve ser realizada com um profissional qualificado que poderá auxiliá-la a se conhecer melhor assim como a identificar em qual área você se sentirá mais realizada. Abraços, Cláudia.

topo
 

Sempre sonhei em fazer facudade de enfermagem,sempre admirei essa profissão.Mas a outra que também tem muito á ver comigo a de Educação Artística. Qual dessas profissões daqui a quatro anos vai estar em alta no mercado de trabalho.E pelo amor de Deus me de uma luz de qual devo seguir,não consigo me decidir.

Enviado em 13/10/2009 às 20h09
por Mia, 20 - Pruíbe (SP)
Ocultar Resposta
Cláudia Wachleski
 

Resposta: Olá Mia!!!  A escolha profissional realmente é uma escolha bastante difícil, que deve ser muito bem pensada. Entretanto, existem alguns fatores que nos ajudam a direcionar de forma mais objetiva essa decisão. Você fala que sempre sonhou em fazer o curso de Enfermagem, o que é super positivo, pois é uma área que apresenta um ótimo mercado de trabalho, com várias possibilidades dentro da profissão, então porque a dúvida em relação a esse curso? Artes é uma área bastante ampla, com vários segmentos profissionais, o que realmente lhe desperta interesse nessa área? O que você se imagina fazendo dentro da área artística? Esta pergunta é fundamental para você direcionar sua pesquisa em relação ao mercado de trabalho e ponderar o que realmente você tem vontade de fazer. Para auxiliá-la nesse processo você pode fazer uma lista descrevendo os prós e contras de cada uma dessas profissões. Se após isso você ainda continuar com dúvidas quanto a sua escolha, procure auxílio com um profissional qualificado para a realização de uma Orientação Vocacional, que lhe ajudará a conhecer-se melhor e a direcionar seus interesses nesse importante momento de decisão!!! Para conhecer mais sobre os cursos dentro da área artística e as possibilidades de atuação e mercado entre no site guia do estudante  http://guiadoestudante.abril.com.br. Abraços, Cláudia.

topo
 

Olá,estou prestes a fazer 30 anos e não consigo me encaixar profissionalmente.Desde de criança sempre quis ser jogador de futebol e adoro! O tempo passou e com 20 anos entrei em Letras-Portugues,fiz 4 semestres e então tentei trocar p/ Ed.Física mas fiz 2 cadeiras e tranquei.Em 2006 iniciei Administração.Por varios motivos voltei em 2009 em Sistemas de Informação, tambem fiz um um Técnico de Informática e um curso de programação.Mas hoje não estou conseguindo uma boa oportunidade e não sei o que faço.Na verdade eu tenho uma porção de coisas p/ conquistar mas não sei por onde começar! E p/ me confundir mais,aos 15 anos fiz 1 teste vocacional que deu p/ psicologia. O que eu posso fazer?

Enviado em 26/10/2009 às 12h23
por Alan, 29 - São Leopoldo (RS)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Resposta: Olá! Pelo visto você não está conseguindo direcionar seus esforços para conquistar seus objetivos porque ainda não está claro para você em que área você irá conseguir se realizar profissionalmente. É bastante comum que se pense em diversas profissões durante o nosso desenvolvimento, mas geralmente conforme vamos amadurecendo vamos observando quais os prós e contras de cada profissão de acordo com as nossas características e motivações e através dessa análise se torna  possível  pensar de forma mais objetiva para fazer nossas escolhas. Parece que fazer essa análise e direcionar os esforços com segurança ficou difícil para você, talvez por uma expectativa excessiva que você tenha feito ou, talvez, por realmente não ter realizado suas escolhas dentro do seu foco de interesses. Mas como saber isso neste momento? Quando você fez sua primeira orientação vocacional você era bastante jovem, mas mesmo assim parece que não levou em consideração o resultado para direcionar sua escolha. Seria interessante você buscar ajuda profissional neste momento para uma nova orientação com profissionais qualificados, porque já se passaram muitos anos da primeira orientação profissional que você fez e com certeza você mudou nesse período, assim como seus interesses.  Acredito que a partir desse resultado você obterá maior segurança para investir seus esforços em busca de seus objetivos, o que talvez fique mais fácil se você investir em um tratamento de psicoterapia para auxiliá-lo em seu processo de realização pessoal e profissional.  Abraços

topo
 

Faço o curso de Letras Inglês (Licenciatura Plena),mas não gostaria de dar aula, gostaria de seguir outro ramo dentro deste curso, quais outras opções de carreira posso tentar após a formatura?

Enviado em 26/10/2009 às 14h19
por Ana Luiza, 26 - Porto Alegre (RS)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Resposta: Olá! As informações específicas sobre as opções de atuação do seu curso estão disponíveis no site guia do estudante http://guiadoestudante.abril.com.br, entretanto, há muitas opções também dentro da área de concursos para diversas áreas que exigem somente formação superior. Reflita sobre qual a sua real motivação, analise suas possibilidades e direcione seus esforços em busca da realização dos seus objetivos! Abraços

topo
 

estou no primeiro ano da faculdade de quimica industrial mas penso em abandonar pois alem de nao gostar nao vou estou indo muito bem mas como nao sei ainda o quq quero fazer minha mae nao deixa eu desistir nao sei o que fazer ;alem disso fui sempre muito timida e quando fiz vestibular nao me concentrava direito pensando que precisava de um tratamento antes o que faço?

Enviado em 27/10/2009 às 09h23
por ana, 22 - pelotas (RS)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Resposta: Olá! Pelo que você escreve já faz algum tempo que você identificou a necessidade de um tratamento psicoterápico, e o que fez você não investir nessa idéia? Você já pensou em fazer uma avaliação psicológica para identificar qual o motivo real da sua dificuldade, se é só a timidez que está atrapalhando o seu desempenho ou se você realmente não gosta da área que escolheu, mas está desmotivada e não consegue ver com clareza o que deseja fazer pois a timidez acaba sendo um empecilho para você escolher o que realmente  lhe interessa? Porque se você não gosta de química, será com grande sacrifício que você irá terminar o seu curso e há uma grande chance de você desistir de atuar nessa área, mesmo com a habilitação para isso. Dessa forma, será importante você conhecer-se um pouco mais e ter maior clareza sobre o que realmente está lhe deixando desmotivada para fazer uma escolha acertada. É necessário que você tenha uma conversa bastante franca com a sua família sobre as dificuldades que você está enfrentando e demonstre interesse em solucionar essa situação para contar com o apoio e a compreensão deles, que são extremamente necessários para a busca de auxilio na solução desse problema. Abraços

topo
 

olá!!!em primeiramente quero agredecer a respota que tu me desses me fez refletir na carreira,e perguntar como está mercado para arquivista,pois vou fazer vestibular na ufrgs para arquivologia e 2º e do jornalismo?

Enviado em 29/10/2009 às 15h29
por Liuri Gutierres Estima, 24 - canoas (RS)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Resposta: Olá! Que bom que a resposta pode auxiliá-lo nesse processo !!!  Quanto à pergunta sobre o mercado para arquivologia posso lhe informar que esse é um mercado que está se consolidando e é bastante promissor. Essa abertura de mercado somado à motivação e esforço durante a formação com certeza lhe renderão excelentes resultados! Abraços

topo
 

Tenho uma grande dúvida sobre o que eu devo estudar,estou interessada em fazer técnologo radiologia,mas dizem que essa área está miuto saturada no mercado de trabalho,tenho muita vontade de seguir essa profissão mas tenho medo que não conseguir trabalho.Outra opção seria alguma coisa na área da informática,e que tenha uma boa renumeração.Por favor gostaria de uma orientação do que eu devo de fazer uns dizem para fazer tecnologo radiologia já que é um sonho;outros dizem para deixar meu sonho de lado e fazer alguma coisa na área de informatica já que dá dinheriro,o que eu faço?Tenho 27anos e gostaria que me desem dicas de o que fazer e quais as vantagens e desvantagens dessas áreas.obr

Enviado em 31/10/2009 às 16h21
por ninha, 27 - Alvorada (RS)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Resposta: Olá! Podemos pensar primeiramente em duas questões sobre as suas dúvidas. A primeira é que parece lhe interessar bastante o curso de tecnólogo em radiologia e isso é bastante importante, pois provavelmente lhe renderia satisfação na execução dessa atividade. A outra questão é qual o seu real interesse na área da informática? Se for apenas a possibilidade de trabalho com boa remuneração, sabe-se que esse fator geralmente não é o suficiente para fazer um bom profissional, quanto menos para gerar realização profissional. Para fazermos bem, precisamos gostar do que fazemos e a boa remuneração depende da nossa satisfação com a nossa escolha além da nossa qualificação profissional. Se é o seu sonho fazer o curso de tecnólogo em radiologia por que não fazê-lo? O que está em primeiro lugar para você também é uma pergunta que você deve fazer-se. É mais importante para você a remuneração ou a satisfação no desempenho de uma atividade? Você consegue desempenhar bem uma função que não sente prazer em executar? Com essas respostas em mente você poderá fazer uma lista com as vantagens e desvantagens de cada opção e a partir daí ter maior clareza para avaliar qual será a opção mais acertada de acordo com as suas características! Abraços

topo
 

ola! falta muito pouco para terminar a incriçao do vest da ufsm e ainda estou com duvidas sobre o curso que quero, ate alguns meses atras estava decidida, era publicidade o que eu queria, mas fico com medo de optar por este curso, pois o mercado de trabalho nao absorve tantos que optaram em seguir essa carreira. agora pensei em fazer relações publicas que é da mesma area, comunicação, ate sera mais facil de entrar. entao, sera que deveria optar por um curso, do qual tambem gosto, de menos pnto de corte e entrar de uma vez na federal, ou então, me arriscar em outro curso que adoro, mas sobre o qual tenho duvidas em certos aspectos?

Enviado em 20/10/2009 às 22h42
por vanessa iop, 19 - santa maria (RS)
Ocultar Resposta
Fernando Elias José
 

Resposta: Olá! Realmente seus questionamentos são muito relevantes, pois são aspectos que devem ser levados em consideração para a escolha profissional. A sua dúvida não é em relação a escolher uma profissão que você não gosta e sim direcionar melhor a sua escolha de acordo com as opções de mercado de trabalho, o que é interessante. Entretanto, se o seu sonho é fazer Publicidade e foram os seus medos em relação ao mercado de trabalho que levantaram essas dúvidas, sabemos que embora em muitas profissões o mercado tenha dificuldade de absorver a quantidade de profissionais que se formam sempre haverá espaço para aqueles que se destacam, ou seja, para aqueles que acreditam no seu potencial e canalizam os seus esforços para fazer o que gostam e fazer bem, o que é imprescindível para o sucesso. Cabe a você agora pesar esses aspectos para decidir-se e iniciar com motivação e segurança a sua trajetória profissional e construir uma carreira de sucesso! Abraços

topo
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.