Os psicólogos Fernando Elias José e Cláudia Wachleski respondem às dúvidas sobre escolha profissional, vocação e vestibular
administração ou direito? qual a área com mais futuro na sua opinião?
Enviado em 28/05/2009 às 17h03Mariana! Minha opinião é de que se você tiver vontade de prestar um concurso publico, no Direito existem mais possibilidades, já na Administração você irá trabalhar na iniciativa privada, poderá até prestar concurso mas eles são em bem menor escala. São áreas diferentes, pois Direito entra em humanas e Administração nas exatas, então veja qual das duas mais te chama atenção e manda ver. Mercado sempre vai existir pra quem desenvolver um bom trabalho com dedicação e prazer. Boa sorte na escolha. Abraços.
Olá, tenho muitas dúvidas..desde pequena sempre gostei de esportes, amo praticá-los, mas descobri que gosto muito de matemática! pelo que minhas amigas falam..eu teria vocação pras duas...mas fico confusa..o vestiba táchegando e qual opção eu marco..hehehhe
Enviado em 28/05/2009 às 16h31Nadi! Sugiro-te diante dessa dúvida que você escreve procurar um profissional da área da orientação vocacional para poder te ajudar mais especificamente, ou até mesmo, você dar uma procurada na internet alguns testes vocacionais que são possíveis de fazer no próprio site das universidades e dessa forma você poderá esclarecer melhor tua dúvida. Mas igual te sugiro escolher aquela profissão que mais te agrada, põe na balança e veja com sinceridade qual das duas você gosta mais. Boa sorte na escolha. Abraços.
Como devo resolver por algo que ainda não me resolvi, gosto de tudo que vejo, qualquer tipo de profissão seria legal.Hoje curso Publicidade e Propaganda. Isso tem solução, o que devo fazer? É o curso que realmente vai me dar um retorno satisfatório. Desde já agradeço a atenção.
Enviado em 28/05/2009 às 16h28Roballo! Vamos olhar pelo lado positivo, dessa forma podes exercer várias profissões com prazer. Se esse incomodo está desproporcional com teu momento te sugiro que busques uma ajuda profissional especializada para uma avaliação. O que posso te responder por aqui é o que você está sentindo tem solução. Dê uma pensada no que realmente você gosta de fazer, que não tenho duvida que sua resposta virá. Boa sorte! Abraços!
Boa tarde, ref.meu filho Guilherme. Está no 1º Sem.de Direito na Unsinos-S.Leopoldo mas está com dúvida ref.o curso de direito. Não está gostando muito. Como escolher um bom curso que após anos de estudos e gastos c/a faculdade irá faze-lo ingressar num emprego rentável? A escolha por direito se deve ao fato de ser o melhor para fins de concurso publico. A duvida cricial é essa. Qual curso escolher, tendo como objetivo principal é a parte financeira e a certeza de uma colocação na área escolhida? Agradecemos desde já por qualquer dica. Altemir
Enviado em 28/05/2009 às 16h28Altemir! Fazer uma avaliação no primeiro semestre do curso o qual o Guilherme está cursando acho precipitado, pois nesse momento a recém ele está tomando “pé da situação”, sugiro a ele esperar mais um pouco até a tomada de cisão se é ou não direito que ele está a fim de fazer. Outro ponto é você enquanto pai verificar se esse desejo do direito é realmente dele, pois as questões que você aborda quanto a gastos, colocação no mercado é extremamente pertinente, mas avalie com ele se essas questões também são importantes para ele nesse momento. Dê a ele alguns materiais para ele ter mais noção do direito isso pode ser de grande valia para ele na tomada de decisão. Boa sorte para vocês. Abraços.
Estou há dois anos estudando para o vestibular da UFRGS. Tentei para Engenharia química em ambas vezes. Porém, antes do início do cursinho deste ano, pensei e pesquisei bastante a respeito da faculdade de História. É um assunto que sempre gostei, relutei em assumir a mim mesma de que escolher uma profissão pela renda não me levaria a nada, pois passaria a vida trabalhando com algo que não tem nenhum aspecto comum aos meus interesses. Creio que esteja meio confusa, mas me senti aliviada após esta decisão. Pretendo trabalhar na área de historiadora ou quem sabe, como uma ambição maior, lecionar dentro da própria faculdade. Não sei se isso é bem uma dúvida, mas queria expor minha situação.
Enviado em 28/05/2009 às 15h19 Maritsa! Legal você chegar a essa conclusão, pois tenho certeza que vais ter grandes “lucros” emocionais e finaceiros em razão de fazeres o que realmente gostas. Parabéns pela decisão. Abraços.
Oi!estou com muitas dúvidas sobre qual curso escolher! Adoro a area humana, estou muito afim de fazer psiquiatria, vou ter que passar por medicina, tenho medo de não gostar por que não sou muito afim de organismo e todas aquelas coisas, sangue... O que fazer????????????
Enviado em 28/05/2009 às 15h11Tai! Realmente se quiseres fazer medicina precisarás passar por matérias que envolvem organismo, corpo, sangue etc. Para ser psiquiatra você obrigatoriamente terá que cursar medicina, então pense no que te chama atenção na psiquiatria, pois uma outra opção poderá ser a psicologia onde você verá matérias muito semelhantes e não terá tanto desgaste com aulas de anatomia, mas em compensação seu poder de atuação é restrito a profissão de psicóloga e não serás medica. Por essa razão que te sugiro avaliar bem as razões que te levam a querer cursar medicina e fazer em especifico psiquiatria. Se chegares à conclusão que é medicina pode ser que no principio você se sinta um pouco incomodada nas aulas de anatomia, mas se realmente é o que você quer fazer esse incômodo irá passar. Boa sorte nessa caminhada. Abraços.
Oi. Tenho 19 anos e irei prestar vestibular pela primeira vez. Mas estou com muitas dúvidas em relação ao curso. Será que poderiam me ajudar? Como faço para descobrir o curso que mais combina comigo?Obrigado!
Enviado em 28/05/2009 às 13h42Aline! Quando vamos prestar vestibular pela primeira vez ou até mesmo quando as duvidas surgem em relação a que profissão seguir no inicio da vida profissional é normal. Procure se tranqüilizar para que você possa encontrar o que realmente gosta de fazer. A sugestão que te dou é de fazer uma lista de profissões, e a partir dessa lista você classificar com notas, de 0 a 10, as que você mais gosta, assim que você identificar as que mais gosta busque o máximo de informações possíveis sobre elas e dessa forma você estará se cercando de dados para tomar sua decisão. Boa sorte nessa caminhada. Abraços.
Sou formada e trabalho há um ano na minha área. No entanto, não estou satisfeita, e mesmo durante o curso tive dúvidas sobre o que queria, mas acho q nunca me dei um tempo para pensar do que gosto ou não. Hoje trabalhando, não me vejo trabalhando nisso no futuro e gostaria muito de fazer arquitetura, mas mesmo assim, tenho medo de fazer a escolha errada. Será q estou me precipitando? Tem algum conselho?
Enviado em 28/05/2009 às 13h29Luciana! Pelo que escreves chegou o momento para pensar realmente no que você quer fazer como trabalho no futuro. Aproveite essa oportunidade que você está se dando e utilize-a sem medo de arriscar. Avalie bem esse momento e sem duvida você não irá se precipitar. Acredite em você, em seus pensamentos e sentimentos e seja coerente com eles, que sem dúvida sua realização vai chegar. Boa Sorte. Abraços!
Gostaria muito de fazer engenharia de produção, mas não gosto nada de matemática....devo tentar fazer ou para ser engenheiro tem de gostar muito de matemática?
Enviado em 28/05/2009 às 11h58Eliton! Se você gosta mesmo de engenharia de produção, não desista da sua realização em função da matemática. Sem duvida esse empecilho será superado pelo desejo de fazer essa faculdade. Tropeços vão existir, mas sem duvida vais passar por eles com êxito. Abraços.
Sou uma pessoa feliz mas ao mesmo tempo frustrada ..feliz porque tenho uma família maravilhosa, marido, filhos...Mas ao mesmo tempo eu não tenho uma profissão definida. Penso que devo tomar uma atitude nesse sentido mas não consigo me decidir que área estudar. Você pode me ajudar nesse sentido??? Tenho que lhe dizer o que gosto de fazer???? Sou muito indecisa........se puder me ajudar agradeço. Um abraço Sandra
Enviado em 28/05/2009 às 11h35Sandra! Já tens uma área muito importante da vida resolvida que é sua família, acho bem importante na medida em que você escreve o fato de você estar preocupada com sua profissão. Tenha claro que você não vai tomar uma decisão de uma hora para outra, então construa essa decisão da mesma forma que você construiu sua família. Faça uma lista das coisas que você gostaria de fazer e depois as classifique pro grau de prioridade e assim poderás ter uma "luz" na hora da tua decisão. Não desista de se realizar profissionalmente. Boa sorte. Abraços.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.