Vestibular | 17/04/2009 11h44min
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é a primeira instituição de Ensino Superior gaúcha a anunciar que aceitou a proposta do Ministério da Educação (MEC) de substituir o vestibular pelo novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A adesão foi confirmada ontem pelo reitor Antônio Cesar Gonçalves Borges.
– É uma maneira de facilitar o acesso das camadas socialmente discriminadas. E isso vai fazer com que as escolas de Ensino Médio padronizem seus currículos – avalia Borges.
O ofício com a adesão da UFPel foi encaminhado ao MEC. No Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão (Cocepe) da universidade, o projeto foi aprovado sem restrições ou notificações. O novo processo seletivo será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro, valendo para o ingresso em 2010. O vestibular de inverno será mantido.
No curso pré-vestibular Michigam, em Pelotas, a notícia é vista com desconfiança. Para o professor de matemática Hélio José Furtado, é uma reforma radical e nem as instituições nem os alunos estariam preparados para a nova fase:
–Vamos ter que readaptar os programas desenvolvidos. O planejamento era terminar as aulas em dezembro, mas teremos que concluir o curso em setembro para ter, ao menos, duas semanas para revisão.
Amanda Moraes, 17 anos, está se preparando para o primeiro vestibular. Além de cursar, pela manhã, no 3º ano do Ensino Médio, faz pré-vestibular à noite. Com a mudança na forma de ingresso na universidade, ela acha que as dificuldades para entrar no curso de Enfermagem aumentaram.
– Ainda falta muita matéria a ser dada. Ou seja, não vamos conseguir estudar tudo. Vai ser complicado. As aulas vão acelerar bastante, e os alunos não estão preparados para esta mudança – reclama Amanda.
PELOTAS/CASA ZERO HORAEstudantes de Pelotas, façam uma passeata pedindo o anulamento da decisão do reitor da UFPel. As verbas prometidas pelo governo central para as universidades que aderirem ao ENEM, são apenas ilusuorias. Como sabemos quando orçamento apertar onde o governo vai cortar verbas? na eduação.... Somos um pais continental com "diferenças" positivas que devem ser respeitadas. O que esse governo tem em mente é nos "apaulistar" ou nos "nordestalisar"...com a unificação das provas. O governo mal cumpre com a LDB, agora quer modificar o ensino superior...Isso mais parece um daqueles fracassados planos econômicos da década de 80, apenas iludiam à população com o milagre da estabilidade ecomnomia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.