clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 14/04/2009 09h56min

Vestibular da UFRGS só muda em 2011

Reitor diz que não há tempo para uma mudança mais profunda no próximo concurso

O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) deve incluir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério parcial de seleção apenas em 2011. A intenção do Ministério da Educação era de que o uso da nota do Enem já substituísse o concurso vestibular no próximo ano.

Oreitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, diz que não há tempo para uma mudança mais profunda no processo seletivo de 2010.

– A universidade nunca mudou suas regras de ingresso com menos de um ano de antecedência – afirmou o reitor.

Outro motivo citado para adiar a inclusão do Enem nos moldes do ministério é a necessidade de atestar a eficiência do novo exame. O modelo de seleção de estudantes utilizado hoje pela universidade é considerado qualificado, e a primeira aplicação do novo Enem, com 200 questões, só ocorrerá em outubro. Além disso, será realizado apenas uma vez neste ano, embora o governo pretenda ampliar este número futuramente.

Em 2011, o exame deve substituir a primeira fase do processo, no lugar das questões objetivas da universidade. É possível, conforme Netto, que a prova seja utilizada como um critério classificatório para selecionar os estudantes que farão a segunda fase – elaborada pela UFRGS e com questões dissertativas específicas para cada área de conhecimento.

Nestas provas, reforça Alexandre Netto, os estudantes que desejam cursar Medicina ou Direito terão cobranças diferentes, uma oportunidade para mostrar suas aptidões. Além disso, a fase elaborada pela UFRGS irá valorizar as diferenças regionais. Assim, mesmo que a prova do Enem não trate de questões específicas do Rio Grande do Sul, na parte dissertativa o aluno pode ser cobrado de tais conhecimentos.

Em 2010, a reitoria admite, no máximo, incluir parte da nota do Enem no resultado final do candidato, em uma proporção ainda a ser definida. Essa proposta está em avaliação pelos conselhos superiores da universidade. Em julho, os conselheiros decidirão se a nota do Enem será obrigatória – neste caso, todos os estudantes em busca de uma vaga na UFRGS teriam de fazê-lo, em outubro. A proposta não segue os critérios sugeridos pelo MEC, nos quais o exame deve substituir o vestibular ou representar uma fase dele.

ZERO HORA

Comentários

Laenir Ana

Denuncie este comentário19/04/2010 08:33

A mesma banca precisa corrigir todas as redações do ENEM.A nota de redação não pode ter critérios subjetivos.Ou não deve constar prova de redação no ENEM.Estudante com nota comprovadamente errada no ENEM depois de 2 meses enviando email não recebe resposta do INEP.


Tainara Fraga

Denuncie este comentário16/04/2009 07:39

Não vejo nada de errado na decisão do Reitor. Concordo que não há tempo, e, provavelmente, esse novo Enem, sendo aplicado com tenta pressa, não será tão eficiente na escolha de bons alunos para a universidade. E a Ufrgs tem o recurso de isenção e desconto na taxa de inscrição, o que é totalmente justo.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.