| 10/03/2008 08h39min
As recentes deportações de brasileiros chegados à Espanha e a adoção da política de reciprocidade coloca em prática no Brasil — que já resultou no veto à entrada de pelo menos 12 espanhóis, no Aeroporto de Salvador — chamam a atenção para um antigo problema: o turismo sexual. No litoral nordestino, a situação é ainda mais grave. De acordo com a Polícia Federal (PF), pelo menos 50 desses turistas foram mandados de volta para a casa em 2007 por transgredirem as leis brasileiras.
Segundo o Bom Dia Brasil, da Rede Globo, a Praia de Iracema, no Ceará, é um dos destinos preferidos desse tipo de turista e, à noite, seus bares e boates se transforma em pontos de encontro para a prostituição. Italianos, portugueses e espanhóis, principalmente, fazem reservas ainda na Europa. A Praia do Futuro, em Fortaleza, tem ambientes criados para facilitar os encontros. Com uma câmera escondida, a equipe de reportagem do telejornal visitou alguns desses lugares e conversou com mulheres
que se prostituem.
— Vão atrás de mulher e, no Brasil, não falta mulher — disse uma delas.
A abordagem aos clientes começa já no aeroporto, a estrangeiros que costumam visitar o país com freqüência e quase sempre com a mesma intenção. A PF tenta combater o problema tornando mais rigorosa a concessão de prazos de permanência para quem não se encaixa no perfil esperado para um turista. Segundo o Departamento de Migração, 80% dos estrangeiros que vão a Fortaleza são homens desacompanhados, que têm entre 20 e 50 anos de idade. Não têm um roteiro nem prazo definido para a visita ao Brasil.
— Entrou muitas vezes, pagou muitas vezes a multa e já estendeu muitas vezes o prazo — explicou o policial federal Thomas Wlassak, responsável pela imigração.
Os donos de hotéis dizem que querem combater o turismo sexual, mas não podem impedir a entrada de estrangeiros com acompanhantes maiores de idade. O turismo sexual esconde um crime difícil de ser combatido: o tráfico de seres
humanos. Muitas das mulheres e meninas
que se prostituem nos pontos turísticos da capital cearense já ouviram propostas para viver na Europa.
— Ela se ilude logo: lá você vai ganhar o triplo, o quanto você quiser. A ilusão está na cabeça — ponderou uma menina.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.