| 12/01/2008 14h50min
O senador do estado americano do Arizona e veterano da Guerra do Vietnã, John McCain, assume a condição de favorito à candidatura presidencial do Partido Republicano, enquanto Hillary Clinton aumenta sua vantagem entre os democratas, segundo uma pesquisa divulgada pela rede de TV CNN.
McCain, de 71 anos, agora é o candidato preferido de 34% dos republicanos. O ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, favorito na última pesquisa, feita há um mês, caiu para o terceiro lugar, ficando com 18%, atrás do ex-governador de Arkansas Mike Huckabee, que aparece com 21%.
Ainda de acordo com os dados da CNN, no último mês, McCain - vencedor das primárias republicanas de New Hampshire - subiu 21 pontos, Giuliani caiu seis e Huckabee, que ganhou as primárias de Iowa, perdeu apenas um. A pesquisa foi feita com pouco mais de mil pessoas e tem margem de erro de cinco pontos.
Já entre os democratas, Hillary, senadora pelo estado de Nova York, conta agora com o apoio
de 49% dos eleitores, contra os 36%
que preferem Barack Obama, senador por Illinois. O ex-senador pela Carolina do Norte e candidato democrata à Vice-Presidência em 2004, John Edwards, aparece no terceiro lugar, com apenas 12% das preferências.
Caso Hillary seja escolhida como candidata à presidência pelo partido, seria apoiada com "entusiasmo" por 45% dos democratas e com "satisfação" por outros 39%, números que caem para 38% nos dois casos quando o candidato é Obama.
Quando perguntados sobre a questão política que consideram mais importante na hora de decidir por um candidato, 35% dos entrevistados citaram a economia e 25% mencionaram a guerra no Iraque.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.