| 11/01/2008 14h42min
Parte do grupo conhecido como órfãos do câmbio, o setor calçadista brasileiro está mudando seu perfil exportador para fugir da concorrência asiática em terceiros mercados e compensar a perda de rentabilidade provocada pela moeda desfavorável às exportações. Na Couromoda 2008, maior feira de calçados do país, que acontece de 14 a 17 de janeiro em São Paulo, os calçadistas vão mostrar aos importadores produtos de maior valor agregado, com mais design e conteúdo de moda. São mais caros em relação às faixas de mercado atendidas pelos fabricantes do Sudeste Asiático.
Essa mudança de perfil da indústria brasileira de calçados e acessórios está atraindo um novo tipo de comprador, mais sofisticado. A Couromoda já tem confirmada a presença da italiana La Rinascente, rede de lojas de departamento de produtos de grife.
Dentro dessa estratégia de mudança de perfil, o Brazilian Footwear, programa desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) e a
Agência de Promoção de
Exportações (Apex), realiza novamente durante a Couromoda 2008 os projetos Comprador Nacional e de Imagem. Nos quatro dias da feira, importadores e formadores de opinião estrangeiros vão conhecer os fabricantes brasileiros e negociar diretamente com eles.
Por meio do Projeto Comprador Nacional, foram convidados importadores de Chile, Estados Unidos, Itália, Rússia e Austrália, países alvos de ações para calçados de maior valor agregado. O Projeto Imagem foi desenvolvido com o objetivo de trazer para a feira formadores de opinião de revistas especializadas. Neste ano, haverá jornalistas da Itália, da França e do Japão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.