clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 30/03/2007 11h04min

Lula viaja aos EUA para debater energia e comércio

Redução de barreiras comerciais deve ser ponto mais espinhoso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja aos Estados Unidos para encontrar-se com o norte-americano George W. Bush neste sábado. Segundo o site G1, são dois assuntos principais na bagagem: a formação de um mercado internacional de etanol e a retomada das negociações sobre o fim de subsídios e taxas sobre produtos agrícolas na Organização Mundial do Comércio (OMC).

As discussões sobre o mercado de etanol foram um dos principais temas tratados durante a visita de Bush a São Paulo, no início deste mês, com ênfase na produção de álcool de cana-de-açúcar na América Central. O que os presidentes devem fazer, segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores, é mostrar vontade política de avançar em ambos os temas – embora as duas iniciativas não possam ser resolvidas no curto prazo e sem a colaboração de outras nações.

O assunto mais espinhoso é a rodada de Doha (das negociações da OMC), que pretende reduzir as barreiras comerciais em todo o mundo. Segundo especialistas em comércio exterior, as tratativas iniciadas em 2001 estão literalmente na UTI: depois de dois anos de atraso na conclusão – a rodada deveria ter sido encerrada no fim de 2004 – e de um cancelamento total das negociações, as conversas foram retomadas, mas há pouca chance de acordo. A posição de ambos os países é oposta: os EUA e a Europa querem a liberalização de indústrias e serviços, e o Brasil bate o pé na questão agrícola.

Além dos temas principais, os dois presidentes devem tratar também da reforma na Organização das Nações Unidas (ONU), da cooperação para o desenvolvimento do Haiti e de países da África e do estabelecimento de um foro de altos executivos dos dois países.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.