| 05/04/2012 14h30min
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 35% da população mundial têm alergias e entre as mais comuns estão rinite alérgica e asma. E com a chegada do outono e consequente queda de temperatura, a atenção deve ser redobrada, pois dados do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam que 5% das internações são devido a alguma alergia.
» Grupos de Corrida podem ser uma boa opção para sua saúde
Além disso, é comum é comum perceber o crescimento nos casos de gripes, resfriados e crises de bronquite. Mas, o que nem todos sabem é que o acúmulo de gordura, principalmente na barriga, pode agravar os problemas respiratórios. “Muitos procuram a academia no verão para entrar em forma, mas nos dias frios abandonam a prática de exercícios e esquecem que as atividades representam um cuidado com a saúde também e não apenas com a aparência”, comenta Gilmar Ravazoli, professor da academia Fit Premium.
O indesejável acúmulo de gordura abdominal, por exemplo, pode elevar o diafragma e pressionar a base dos pulmões, o que pode diminuir o fôlego e prejudicar as reações diante de possíveis infecções. Além disso, o tecido adiposo ainda libera substâncias inflamatórias que na circulação, podem parar nos pulmões, estimulando processos inflamatórios já existentes, como os que ocorrem na asma e na bronquite. As crises de falta de ar tornam-se, então, muito mais graves e frequentes. “Não significa que com a prática de exercícios a pessoa não terá nenhum problema respiratório, mas pode reduzir a gravidade e frequência”, explica Ravazoli.
» Academias em Curitiba
O professor da Fit ainda alerta para o fato de que o inverno é a melhor época para perder peso, mas não existe fórmula mágica para eliminar a gordura localizada na barriga e a ideia de que abdominais resolvem o problema é mito. “Os abdominais ajudam a fortalecer a musculatura, o que é bom para a questão dos problemas respiratórios, mas não eliminam a barriga. Os exercícios de maneira geral vão agir no corpo como um todo, reduzindo com maior facilidade a região onde existe maior acúmulo de gordura, e nem sempre é na barriga”, alerta.
Dicas de exercícios
Antes de iniciar qualquer atividade física o ideal é passar por uma avaliação médica, que além de prevenir futuros problemas ajuda a potencializar o treino desenvolvido para cada aluno, considerando particularidades e limitações. “Não existe um exercício específico, temos várias modalidades que podem ajudar quem quer trabalhar a respiração, mas apostar em algumas atividades aeróbicas como a corrida e a natação ou mesmo em aulas de yoga e pilates é uma ótima alternativa para começar”, comenta Ravazoli. O professor ainda destaca que apesar do clima de Curitiba, a melhor atividade para evitar crises mais severas de asma e bronquite é a natação.
Trabalhando há sete anos com o condicionamento físico das pessoas, Ravazoli preparou um treino básico e simples para quem está começando. Basta separar 40 minutos durante 2 ou 3 dias da semana e dividir o tempo em:
- 10 minutos de caminhada de leve a moderada;
-20 minutos de fortalecimento muscular – que pode ser trabalhado com exercícios intercalados de membros superiores e inferiores, ou mesmo, com abdominais;
-10 minutos de caminhada e alongamento.
“O alongamento é fundamental para evitar lesões e para aumentar a flexibilidade”, destaca o professor. Ravazoli ainda alerta para o fato de que pessoas com problemas respiratórios devem evitar a prática de exercícios sozinhas e parar em caso de falta de ar, tontura ou outro incômodo. Ele também recomenda que evitem ambientes com temperatura muito baixa e ar seco, pois esta situação pode irritar os brônquios, levando a uma crise.
(Fonte: Literal Link Comunicação Integrada)
HAGAH PR
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.