| 20/01/2012 12h10min
A acne, uma das principais vilãs do visual de adolescentes e adultos, é um problema de pele muito comum, causado principalmente por alterações hormonais e stress. No entanto, a chegada do verão também pode aumentar a sua incidência: o calor e a umidade estimulam as glândulas sebáceas, fazendo com que a pele fique mais oleosa e propensa a ser afetada.
>> Doenças comuns no verão podem ser evitadas por meio de vacinas. Veja se as suas estão em dia
De acordo com a médica Adriana Schmidt, alguns cuidados básicos devem ser adotados para tratar ou prevenir a aparição das temidas espinhas. “A pele precisa ser higienizada ao menos duas vezes ao dia, com sabonetes limpadores profundos, sem cáusticos ou abrasivos. Além disso, os filtros solares e demais loções aplicadas na pele devem ser preferencialmente no formato oil free ou em gel, para não aumentar a oleosidade”, explica.
>> Como evitar e retirar as manchas de Sol na pele?
Outra dica muito valiosa é resistir à tentação de espremer, cutucar ou beliscar as espinhas, medidas costumeiramente adotadas por quem sofre desse problema. “Essas atitudes podem causar infecções de pele e levar à formação de marcas e cicatrizes”, alerta a especialista.
>> Dermatologistas dão dicas de como evitar o câncer de pele
Exposição solar e manchas
Além de agravar o quadro de acne, a exposição prolongada ao sol também causa outros problemas. As reações inflamatórias na pele, combinadas com o excesso de exposição solar, levam a uma hiperpigmentação na área afetada e, consequentemente, à formação de manchas.
>> Prepare sua pele: saiba como tirar manchas e tatuagens
“Por isso, a aplicação de filtros solares ao menos duas vezes ao dia é imprescindível, assim como o uso de bonés e viseiras”, afirma Adriana. Caso as manchas já tenham se formado, no entanto, existem formas de amenizar o problema, através do uso de cremes clareadores ou tratamentos estéticos específicos.
>> Dicas caseiras para cuidar da pele
A médica destaca ainda que tratar a acne adequadamente é uma medida necessária não somente para a saúde da pele, mas também para manter a qualidade de vida de um indivíduo. “Esse problema pode limitar as interações sociais de uma pessoa, reduzindo sua autoestima e disposição, além de ainda ser visto por muitos como desleixo ou falta de higiene”, finaliza.
>> Dermatologistas em Curitiba
(Fonte: LFCOM Assessoria em Comunicação)
HAGAH PR
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.