| 26/11/2011 20h32min
Voador, abdutor, flexor, nada disso. Hora de deixar os equipamentos tradicionais de musculação de lado e apostar em uma modalidade que não é nova, mas só agora está começando a ganhar espaço nas academias do Brasil. Trata-se do treinamento funcional, método que usa o peso do próprio corpo como carga em exercícios que trabalham múltiplas habilidades.
>> Academias em Curitiba
“Quando se realiza um movimento sem uma estabilização artificial (como bancos e apoios de máquinas de academia), o praticante se obriga a usar seu corpo todo para executar o movimento de maneira correta”, explica Antonio Fadel Filho, professor e personal trainer na Academia FIT, de Curitiba. Isso faz com que o exercício trabalhe os músculos de maneira mais integrada que na musculação tradicional, ampliando os resultados do treino. Além disso, em qualquer exercício funcional, exige-se a contração do core (conjunto lombar-pélvis mais a região torácica e cervical). “A região abdominal é sempre acionada durante toda a execução dos movimentos, condicionando o indivíduo a manter sempre a postura correta”, complementa Antonio.
>> Dicas de exercícios para valer em casa
Nas academias, atualmente, já é possível ver alguns equipamentos específicos do treinamento funcional, como Bosu (base instável), TRX (fita para treinamento suspenso) e Bola Suíça (bola inflável).
Por ser uma modalidade dinâmica e divertida, o número de adeptos só aumenta. Só na FIT, cerca de 40% dos alunos realiza ao menos um exercício utilizando equipamentos funcionais.
>> TOP 10 das atividades que mais queimam gordura
Além da melhora na postura, os benefícios do treinamento funcional são inúmeros. Por não utilizar o maquinário tradicional da musculação, permite o desenvolvimento de outras habilidades como agilidade, mobilidade, equilíbrio, percepção corporal, mudanças de direção, lateralidade, velocidade, coordenação, além de força, resistência, endurance e flexibilidade.
Fonte: Literal Link
HAGAH PR
O treinamento funcional permite o desenvolvimento de habilidades como agilidade, mobilidade, equilíbrio e percepção corporal
Foto:
Diego Vara
/
Agência RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.