| 22/11/2011 15h24min
No próximo sábado (26/11), data que antecede o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27/11), das 9h às 15h, dermatologistas de todo país irão orientar gratuitamente a população sobre como se proteger do sol e examinar a pele para detectar sinais precoces da doença.
A capital paranaense terá três postos disponíveis para o atendimento – Hospital das Clínicas, Hospital Evangélico e Santa Casa de Misericórdia. Além de Curitiba, a ação ocorre simultaneamente em outras oito cidades: Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Apucarana, Paranaguá, Toledo e Paranavaí.
>> Exames periódicos podem evitar câncer em mulheres
As avaliações não ocupam muito tempo da população, pois o câncer da pele é uma doença aparente, ou seja, para um observador, é fácil desconfiar de que alguma coisa está errada. “Entre as principais características podemos dizer que o câncer da pele pode apresentar cor escura, aumentar de volume ao longo do tempo, sangrar com facilidade e tem aspecto verrugoso que não cicatriza”, orienta Roberto Toshio Shibue, dermatologista e coordenador da campanha no Paraná.
>> Verão requer cuidado extra com o Sol
Foto: Jeferson Botega, Zero Hora/Divulgação
Além do uso dos protetores solares, recomenda-se a exposição adequada ao sol – antes das 10h e depois das 16h. O uso de camiseta, chapéu e guarda-sol também é importante. Vale lembrar que mesmo em dias nublados, o filtro solar deve ser usado. “Pessoas com pré-disposição à doença devem tomar certos cuidados. O surgimento de sardas é um sinal de que a pele já foi submetida à radiação excessiva ao longo do tempo e por isso a pigmentação foi alterada, o que significa um risco maior de adquirir o câncer da pele”, afirma Shibue.
Compartilhar
HAGAH PR
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.