| 17/08/2011 12h51min
Só quem é mulher sabe quais os estragos que uma tensão pré-menstrual, a famosa TPM, causa. É dor de cabeça, cólica, mau humor, vontade de chorar e aquele inchaço que faz você se sentir um elefante de tão gorda! Em média, durante a TPM, a mulher engorda de um a dois quilos.
Claro que nem todas as mulheres sofrem com ela, e não são todos os sintomas juntos que resolvem aparecer. Mas o certo é que quando eles começarem a atrapalhar o dia a dia, o ideal é consultar um médico.
>> Ginecologistas em Curitiba
“Cerca de 30 a 40% das mulheres sofrem com a TPM e ela aparece todos os meses. Vão de sintomas mais leves, como irritabilidade e dores na mama, até agressões e choros frequentes, por exemplo. Dessas, cerca de 5 a 10% podem ter sintomas mais graves, como distúrbios de comportamento”, explica a ginecologista e professora do Departamento de Ginecologia da Universidade Federal do Paraná Marta Rehme.
>> Dores na relação sexual: o que pode ser?
Para os casos mais graves, existe tratamento para amenizar os efeitos da TPM. “Os sintomas não vão desaparecer, mas o médico pode aconselhar alguns remédios que amenizem a situação. Em alguns casos, problemas na tireóide e a entrada na menopausa podem ser confundidos com os sintomas da tensão pré-menstrual, por isso é necessário o diagnóstico”, reforça a especialista.
>> Cuidados com a diabetes
Durante esses dias, é importante cuidar da alimentação. Verifique na lista abaixo alimentos ricos em cada uma das vitaminas e minerais que combatem o inchaço e a irritação!
:: Vitamina B6: cereais, banana, leguminosas (soja, grão de bico, feijão, lentilha), oleaginosas (nozes, castanhas).
:: Magnésio: vegetais folhosos escuros, cereais integrais, oleaginosas.
:: Ácido Fólico: vegetais folhosos escuros crus (rúcula, almeirão, escarola, couve).
:: Triptofano: açaí, banana, damasco, cereais integrais.
Confira algumas dicas de como enfrentar bem essa fase:
:: Diminua o consumo de sal, e evite alimentos e produtos industrializados que contenham conservantes a fim de controlar a retenção hídrica. Para isso, vale também aumentar o consumo de alimentos diuréticos como o alface, pepino, aipo, alcachofra, salsinha, melancia, tomate, melão, morango, abacaxi e beber bastante água;
:: A cafeína deve ser evitada, pois estimula o sistema nervoso central, piorando os sintomas de irritação, nervosismo e dores de cabeça. Sendo assim, além do café, diminua também o consumo de chá preto e refrigerantes que contêm essa substância;
:: Apesar da vontade de comer doces, controle-se para não ver o número da balança aumentar, após ter passado esse período;
:: Além da alimentação, inclua na rotina diária alguma atividade física que a agrade para estimular a liberação de endorfina, amenizando ainda mais os sintomas.
(com informações do Bem Estar)
> HAGAH PR
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.