| 03/08/2011 17h10min
Nos supermercados a gente se depara com vários tipos de leite: é integral, desnatado, e os tradicionais A, B e C, por exemplo. Os preços variam um pouco e geralmente são vendidos por litro. Mas qual é a diferença entre eles? A nutricionista do Hospital Evangélico Viviane Bogasz explicou que o que diferencia a maioria deles é a porcentagem de gordura existente na composição.
>> Nutricionistas em Curitiba
“Em relação ao leite semidesnatado e o integral, o principal componente é a gordura. O desnatado tem, em média, 0,05% de gordura; o semi, 2,5%, e o integral, acima de 3%”. Existem, ainda, os leites especiais, que são aqueles com maior quantidade de ferro e são enriquecidos com cálcio.
Para quem quer emagrecer, o leite desnatado ou semidesnatado podem ser boas opções. Eles são menos calóricos e têm uma quantidade menor de gorduras saturadas e colesterol.
>> Entre em forma com as dicas do quadro Medida Certa, do Fantástico
O leite é um dos alimentos mais completos de nossa dieta. Ele contém proteínas, carboidratos e minerais. A proteína do leite é considerada de alto valor biológico, já que contém todos os aminoácidos essenciais para atender às necessidades do organismo. “O leite é importante para a formação da composição óssea, e isso ocorre do nascimento até os 22, 23 anos, mais ou menos. A ausência de cálcio pode provocar a osteoporose”, lembra Viviane. Mas quem não é muito fã de leite, pode ingerir seus derivados, como queijos e iogurtes, e produtos de soja que tenham cálcio, como tofu e vegetais verdes escuros.
:: Leia também: shakes para emagrecimento funcionam?
A especialista também diferenciou os leites tipo A, B e C. Basicamente, a diferença deles é em relação ao tipo de ordenha. “No leite tipo A, a ordenha é sempre mecânica e o custo é bem maior; já nos tipos B e C, a ordenha pode ser mecânica ou manual. Mas nos três casos, o alimento é pasteurizado, ou seja, o leite é aquecido, e depois é resfriado. A pasteurização destrói 99,9% dos microorganismos”, comenta Viviane. Apesar desse processo, recomenda que o leite seja sempre fervido antes do consumo.
Foto: Cynthia Vanzella / Agência RBS
>> Activia, Yakult e outros produtos que prometem benefícios para sua saúde
Outra palavra – ou nesse caso, sigla – que pode gerar dúvida é o UHT, ou seja, a longa vida do leite. O leite passa por um processo de ultrapasteurização, é aquecido a uma temperatura média de 130ºC durante dois a quatro segundos, e depois é resfriado. “Apesar do rigoroso controle, o leite perde muitos nutrientes, principalmente a vitamina C”, completa a nutricionista.
(com informações do Donna DC)
HAGAH PR
O leite contém proteínas, carboidratos e minerais, e é um dos alimentos mais completos de nossa dieta!
Foto:
Adriana Franciosi, BD
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.