| 09/06/2011 11h45min
Chegou a hora de mudar o visual da sala, da cozinha, construir um quarto novo para a filha ou uma churrasqueira? Então é bom saber que existem procedimentos importantes a serem tomados em qualquer reforma para que as alterações sejam econômicas, tragam conforto e segurança aos moradores. Para facilitar a reforma, a arquiteta da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Carina Saito, fala sobre o que observar na hora de renovar um cômodo ou a casa toda.
Encontre lojas de materiais de construção em Curitiba
Primeira dica
Antes de iniciar qualquer serviço o ideal é planejar. Avalie com muita atenção as necessidades e prioridades da reforma, listar tudo o que se deseja realizar são passos essenciais para evitar mudanças de plano durante a reforma, o que pode acabar implicando em gastos extras.
Segunda dica
Contrate profissionais especializados para auxiliar as diversas fases da reforma (encontre os profissionais de construção, aqui) e é claro evitar transtornos. Se na reforma constar os quesitos de iluminação, janelas tanto dos quartos quanto da sala devem ser colocadas com prioridade, nos locais em que haja incidência da luz solar.
Terceira dica
Quando a reforma implica na construção de um novo andar, é preciso redobrar a atenção para a estrutura da casa e consultar um especialista. "Um erro muito comum nas reformas de ampliação acontece na construção das escadas. O piso dos degraus da escada devem ter no mínimo 25 centímetros, espaço suficiente para caber o pé de um adulto. A altura dos degraus, por sua vez, deve ter no máximo 19 centímetros para que a subida não fique cansativa. As alturas entre os degraus devem ser sempre iguais, para evitar acidentes”, alerta a arquiteta.
Quarta dica
A impermeabilização da fundação de qualquer casa também é um procedimento fundamental e muitas vezes esquecido. Sem a impermeabilização, durante a fundação a umidade da terra penetra pelas paredes, descascando a parede e deixando os ambientes com cheiro de mofo.
Livre-se das manchas de mofo na sua casa
Quinta dica
Fique atento para o tamanho dos cômodos. O quarto mínimo, por exemplo, precisa de espaço para uma cama, um armário e uma área livre para circulação. As portas são vendidas com tamanho padrão; na entrada da sala e da cozinha, o vão deve permitir a passagem do sofá, da geladeira e outros móveis e equipamentos.
Sexta dica
Se a reforma implicar na pintura da casa, uma questão importante é a tonalidade das tintas utilizadas, pois as cores escuras absorvem mais o calor, tornando os ambientes mais quentes, principalmente em regiões de temperatura elevada. Janelas, portas e outras aberturas são importantes para permitir a passagem do ar, refrescando o ambiente e trazendo bem estar aos moradores.
Reforme sua casa com as linhas de crédito dos bancos
Dicas dadas, agora é só colocar a mão na massa e fazer uma bela reforma na sua casa.
Fonte: Lide Comunicação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.