| 07/04/2011 16h28min
A organização de um casamento envolve muitas coisas: quantidade de convidados, aluguel do espaço, o que será servido no bufê, o vestido da noiva, a roupa do noivo, os pajens, os convites, a decoração da igreja, a fotografia... Xiii... Esse checklist vai longe!
E para que nada atrase e que os noivos consigam se organizar no prazo correto existe profissionais especializados em cuidar da agenda dos noivos e preparar todos os detalhes mais burocráticos de todo o processo: são os cerimonialistas. “O trabalho exige atenção e paciência, pois lidamos com os sonhos das pessoas”, comenta Michele Cardoso, cerimonialista há oito anos. Ela também canta na Banda Beppi e o interesse foi surgindo espontaneamente. “Quando fazíamos festas de casamento e de 15 Anos, as noivas não tinham cerimonial e eu sempre descia do palco pra dar uma mãozinha. Acabei gostando do trabalho e hoje faço isso”, orgulha-se.
(Foto: Divulgação)
O trabalho de um cerimonial começa desde o primeiro contato com os noivos, seja com um ano, seis meses ou até mesmo 20 dias antes do evento. A profissional (as mulheres são mais frequentes nesse meio!) acompanha os noivos com os fornecedores, verifica as provas de convites, doces, bolo, checa a floricultura... E no dia do evento, a cerimonial está lá, verificando se tudo está em ordem para o grande momento. “No dia, a cerimonial se prontifica a passar pelo salão para verificar se está tudo de acordo com o que a noiva solicitou, leva o buquê ao hotel... E na hora da cerimônia, seja na igreja ou no espaço da própria festa, a nossa função é arrumar a ordem de entrada dos padrinhos, pais, noivo, damas e por fim da noiva. Na festa, alertar sobre a hora do buquê, a sobra do bolo, entrega de brindes, adereços...”, explica Michele. Um cerimonial também deve saber resolver problemas de última hora e estar atento para algum possível imprevisto que venha acontecer.
» Aprenda coreografias para dançar no seu casamento!
(Foto: Gean Cavalheiro / Divulgação)
Não existe uma formação acadêmica específica para essa profissão. O ideal, segure Michele, é que os futuros profissionais estejam antenados no mercado e se interessem pelo trabalho que vão desenvolver, afinal de contas, eles vão lidar com o sonho da maioria das mulheres. “Eles devem procurar bons livros, cursos e regras de etiqueta para atuar no ramo”, reforça.
O salário de um cerimonial varia bastante pois depende do tamanho do evento, mas em média, a remuneração varia de R$ 1.000 a R$ 1.800 (por evento).
» TOP 10 dos docinhos mais pedidos em casamentos
(Foto: Divulgação)
Cada cerimonialista já tem sua equipe formada e treinada para atuar nos eventos, mas isso não impede que sejam contratados mais auxiliares. Michele também lembra que esses profissionais devem cuidar da aparência e estar sempre bem identificados. “É de extrema importância que a equipe esteja vestida adequadamente, de preferência com roupa preta, que é clássico e de fácil identificação dos convidados. Todos devem ficar atentos para o que está acontecendo, e também saiba identificar olhares, que será a base de comunicação”, lembra.
» Chá-de-caldeirão, chá-de-lingerie, chá-de-banheiro... Você conhece os diferentes tipos de chá?
(Foto: Sxc / Divulgação)
Michele reforça a alegria desse tipo de trabalho e o prazer que é ajudar as pessoas a, de certa forma, concretizar um sonho. “O sonho da maioria das mulheres é se casar, seja do modo mais simples ao mais sofisticado. Então, nós trabalhamos com sonhos, sentimentos e esse trabalho exige muito cuidado e respeito. O conjunto final é sempre prazeroso”, finaliza.
Compartilhar
HAGAH PR
O cerimonial deve ficar atento a todos os detalhes, e também estar preparado caso aconteça algum imprevisto
Foto:
Arquivo pessoal
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.