| 04/03/2011 09h33min
Cada ambiente pede uma roupa específica. Para um casamento, o estilo de roupa está especificado no convite; para um evento esportivo, roupas esportivas; para uma balada, uma “roupa de balada”, pra impressionar. E no trabalho, o que pode e o que não pode?
“As regras variam um pouco conforme o tipo de trabalho, mas em linhas gerais, por exemplo, nada de vestidos que marquem o corpo, fuja das peças transparentes e não se esqueça de esconder a alcinha do sutiã. Invista em acessórios, pois eles podem se transformar em sua marca pessoal se bem usados”, explica a consultora de moda Vanessa Versiani.
Então, nada de desculpas para usar decote, aquele salto alto barulhento e a camisa do seu time do coração. A personal stylist nos deu algumas dicas de como escolher um vestuário ideal para o trabalho e não passar vergonha! Confira!
PARA A MULHER:
:: Vestidos: os tecidos devem ser mais estruturados, que não marquem o corpo. Se o tecido for transparente, deve ter forro. O comprimento tem que ser na altura do joelho, mas em alguns ambientes o longo pode se fazer presente. Os decotes não devem expor os seios. Se o decote do seu vestido é maior, use um body com decote raso ou regata por baixo para disfarçar. Cores e estampas variam conforme o dress code e a área de atuação. De modo geral, evite looks muito românticos, como estampas florais, rendas e babados no ambiente de trabalho.
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:: Calças: há calças com cós no lugar. Use-as! Roupas de qualidade para usar no ambiente de trabalho são um investimento. Invista em calças com boa modelagem e com cós no lugar (2cm abaixo do umbigo). Opte sempre por calças no seu tamanho correto, para não marcar celulite, lingerie e gordurinhas.
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:: Sutiã: alça de sutiã deve ficar escondida, bem como o visual "Norminha" com sutiãs à mostra no decote da blusa: eles nunca devem ser usados no ambiente de trabalho. A lingerie adequada é importantíssima em qualquer situação. Aquele sutiã de R$ 5 nunca deve aparecer. E mesmo os de R$ 300 só devem aparecer (fora do ambiente de trabalho) quando tiverem alças apropriadas para isso, sem cara de sutiã. As calcinhas adequadas também são muito importantes. Escolha sempre lingeries no seu tamanho correto, sem sobrar nem faltar nada, sem pular "gordurinhas" pra fora.
:: Blusas: elas seguem a mesma regra dos vestidos. Nunca devem ser decotadas demais, transparentes nem coladas ao corpo. As cavas também devem ter uma medida adequada.
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:: Acessórios: os acessórios devem ser práticos, não podem atrapalhar seu trabalho. Um colar grande pode ser usado em alguns ambientes de trabalho (conforme o dress code), desde que ele não enrosque em tudo nem fique batendo na mesa enquanto você digita um relatório. Brincos também não devem enroscar nos cabelos, nem chamar muita atenção. Ao invés de pulseiras barulhentas, opte por um bracelete de bom gosto, com um design moderno, ou um relógio de pulseira metálica de uma boa marca, que transmita poder (especialmente se você tem uma função de liderança). Em funções de liderança a qualidade deve ser sempre priorizada, respeitando seu estilo pessoal. Os óculos também devem ser escolhidos de modo a valorizar seu rosto e seu visual como um todo, sendo coerentes com seu estilo e com o cargo que ocupa.
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:: Sapatos: os saltos devem ser confortáveis. Nunca use saltos altos e finos. Se quiser usar saltos bem altos e sentir-se confortável usando-os, prefira os saltos grossos, quadrados. Trabalho não é lugar para ser sexy, para seduzir expondo seu corpo. Sapatos altos e de saltos finos são fetiche de muitos homens e devem ser cortados do seu guarda-roupa de trabalho.
Rasteirinhas podem ser usadas se o dress code permitir. Sapatilhas também combinam até mesmo com empresas de dress code formal, se você sentir-se mais confortável com elas do que com saltos. Cuidado com o modelo da sapatilha escolhida. Também aqui, evite as muito românticas, cheias de lacinhos e detalhes delicados.
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Botas podem ser usadas. Também aqui fuja dos saltos altos e finos e opte por botas que sejam coerentes com o dress code da empresa onde trabalha, com seu cargo e seu estilo pessoal.
:: Tênis: para as mulheres, usar tênis apenas em casos de trabalhos com dress code bem informal, em que não exerçam cargo de poder, e, a menos que seja professora de educação física ou personal trainer. Nunca use tênis de corrida no ambiente de trabalho (nem para passear no shopping, na balada ou em qualquer outro lugar em que não vá usá-los para a prática esportiva).
PARA O HOMEM:
:: Camisetas de time: evite ao máximo! É um sinal de respeito aos seus colegas. Brincadeiras com colegas que torcem para outros times, quando seu time ganha do deles ou está na frente no campeonato, também devem ser evitadas. É uma postura elegante e de respeito com seus colegas de trabalho.
:: Camiseta de banda: se ela tem uma imagem bonita e seu ambiente de trabalho é muito informal, até podem ser usadas, mas evite também. Tente não fazer isso mais que uma vez por mês. Se seu trabalho é como músico numa banda, até pode usar camisetas de banda nos ensaios, mas no palco é interessante ter um dress code da banda, uma imagem forte, mesmo que sua banda só toque em bares em sua cidade.
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:: Camisa social com uma camiseta branca por baixo: Pode ser usado, e ajuda a evitar aquelas indesejáveis manchas de suor na camisa. Mas tem que cuidar do tamanho e da modelagem de ambas, para que a camiseta não marque demais e a camisa tenha o caimento adequado. Os botões da camisa devem ser abotoados de modo a esconder a camiseta por baixo. E, quando não usar a camiseta, mas usar camisa no trabalho, nunca a use desabotoada, expondo o peito.
:: Caimento das peças: isso é muito importante, seja em ambientes formais ou informais. É necessário escolher bem o tamanho, a modelagem que não deixe sobras indevidas. Os modelos mais atuais de ternos têm corte mais ajustado, dois botões e permitem diversas combinações, variando-se as camisas e gravatas que são usadas com eles.
:: Acessórios: os homens também podem usá-los. E são bem interessantes para personalizar o visual. Um relógio de bom gosto e/ou uma gravata com uma estampa elegante em ambientes mais formais, ou um cinto interessante nos ambientes mais informais podem fazer toda a diferença no visual. Os óculos também são acessórios poderosos, mas jamais use óculos esportivos com terno.
:: Calçados: nunca use tênis de corrida no trabalho, nem em qualquer outro ambiente que não seja para a prática esportiva. Muitos homens acham que o mundo dos calçados masculinos se resume a sapatos sociais, sapatênis e tênis. Na verdade vai muito além. Algumas botas ficam bem, inclusive, com ternos de corte ajustado (aquelas botas sem detalhes. Não vai usar uma bota cowboy com terno por aí, pois vai ficar ridículo!
Chinelos em couro podem ser usados em alguns trabalhos bem informais. Se você trabalha como vendedor numa loja de moda, por exemplo, é uma opção. Mas cuide bem dos seus pés para expô-los. No mínimo corte as unhas, mantenha os pés limpos e passe um creminho para hidratar a pele. Em ambientes informais também pode usar botas, tênis (desde que não sejam de corrida), mocassim ou um urbano (vulgo sapatênis).
:: Estilo informal: use sempre peças no seu tamanho. Nunca maiores ou menores. Camisetas coladas ou calças folgadas, caindo, são de péssimo gosto! Evite também aquelas camisetas do tipo “outdoor ambulante”, que só servem para divulgar uma marca, com o nome dela escrito em letras garrafais no seu peito.
HAGAH PR
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