| 10/02/2011 09h22min
Abundantes nesta estação, as frutas vermelhas são uma ótima opção para serem consumidas in-natura, em sucos e outras receitas. Segundo a nutricionista da Rede Mundo Verde, Bruna Murta, elas trazem diversos benefícios à saúde, especialmente para quem está preocupado em cuidar da pele.
— As frutas vermelhas têm compostos bioativos, responsáveis por sua cor vermelha. Essas substâncias combatem os radicais livres prevenindo o surgimento do câncer e de doenças cardiovasculares. Também atuam na redução do colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico — ensina.
>>Frutas em Curitiba
Mirtilo, amora, framboesa, morango, uvas vermelhas, cereja, caqui, melancia e o cranberry são algumas das frutas desta família. Elas também podem ser consumidas secas, mas é preciso ficar atento à adição de açúcar em sua composição.
— Eles podem ser consumidos na forma de geleia, doces, caldas ou enriquecendo receitas de bolos e tortas. No entanto, deve-se dar preferência pelo consumo in-natura, pois após o cozimento seus nutrientes são perdidos.
Um dos sucos mais indicados é o de uva, pois é rico em substâncias antioxidantes.
— O suco de uva integral é fonte de polifenóis e flavonóides, antioxidantes que combatem os radicais livres, inibindo a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária. Além disso, ele é comprovadamente eficaz na redução do LDL colesterol (colesterol ruim) e aumento do HDL colesterol (colesterol bom) — destaca.
>>Salada de frutas em Curitiba
Cranberry
Um estudo divulgado recentemente pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo diário de produtos à base de Cranberry, ao longo de um ano, reduz em 35% os casos de infecções urinárias, como a cistite causada por germes oriundos do nosso trato intestinal. Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à doença, porém ela se concentra mais nas mulheres por conta das características anatômicas femininas.
— Pacientes em uso de medicamentos anticoagulantes e que apresentam propensão a formação de cálculos renais devem consultar um médico e/ ou nutricionista para avaliar se podem fazer uso do cranberry — alerta a nutricionista da Rede Mundo Verde Thaís Souza.
>>Clínico Geral em Curitiba
Receita
Sangria com cranberry
Rendimento: 08 porções
Valor calórico: 130 calorias por porção
Ingredientes:
- 1 garrafa (750ml) de vinho tinto orgânico
- 2 copos (400ml) de suco de cranberry
- 1 laranja sem casca e sementes cortada em pedaços, de preferência orgânica
- 1 maçã vermelha cortada em pedaços, de preferência orgânica
- 1 maçã verde cortada em pedaços, de preferência orgânica
- 2 xícaras (chá) de água mineral com gás
- 1 xícara (chá) de abacaxi picado, de preferência orgânico
- açúcar demerara orgânico a gosto
- canela em pau a gosto
Modo de Preparo:
Em uma jarra grande misturar as frutas, juntar o vinho, o suco de cranberry, a água com gás e a canela. Misturar bem e adoçar a gosto.
Ricos em antioxidantes e de fácil consumo, frutos combatem envelhecimento precoce
Foto:
Stock Photos, Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.