| 01/02/2011 11h36min
Muitas pessoas, em busca de um emagrecimento que não coloque a saúde em risco, optam por fazer uma reeducação alimentar. Para isso, passam a incorporar à sua rotina alimentos saudáveis e menos calóricos. No entanto, muitas vezes, a diminuição do peso não acontece.
Segundo a nutricionista, Clarisse Zanette, isso ocorre pois, por mais que determinado alimento seja um aliado da perda de peso, o seu consumo em grandes quantidades acaba tendo o efeito inverso ao esperado.
Clarisse explica que consumir alimentos menos calóricos é ineficaz se o paciente não se conscientizar que precisa comer uma quantidade menor do produto. O que acontece com frequência é que por ingerirem comidas saudáveis, as pessoas acreditam que podem comer mais.
Alimentos light e diet
Clarisse explica que é mais comum do que se imagina a dúvida quanto às diferenças entre os alimentos light e diet, que têm finalidades bem diferentes.
— O produto light contém baixo ou reduzido valor energético. Em média, ele apresenta 25% a menos de calorias, quando comparado aos convencionais — explica, ressaltando que essa linha de alimentos deve ser utilizada por quem quer emagrecer.
— Os alimentos diet, por sua vez, são aqueles que apresentam exclusão de um determinado componente. São produtos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio — revela, destacando que um chocolate ou geleia diet, por exemplo, não contém açúcar.
É comum alimentos diet serem associados a emagrecimento, o que é um erro.
>>Alimentos dietéticos em Curitiba
— Na maioria das vezes, o valor energético não é menor do que o de produtos normais. Ele pode, inclusive, ser maior, pois são necessários substituições para manter a palatabilidade dos alimentos, como as gorduras — afirma.
A especialista recomenda cuidado na hora de optar por alimentos dessas duas linhas.
— Para quem busca emagrecer, o ideal é consumir alimentos light, e se você é diabético, celíaco ou hipertenso opte por alimentos diet — alerta.
Frutas
Clarisse explica que as frutas são alimentos saudáveis, rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, valiosos aliados no combate ao envelhecimento. Uma dieta balanceada, segundo ela, contém no mínimo três porções de frutas por dia. Porém, mesmo sendo naturais, também precisam ser consumidas com cautela.
>>Quitandas em Curitiba
— As frutas contêm frutose, um tipo de açúcar que pode aumentar a glicose (açúcar do sangue), levando ao ganho de peso — diz.
Salada
As saladas nos fornecem energia e vitalidade por serem ricas em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. Mas é preciso estar atento aos complementos:
— Uma colher de sopa de molhos industrializados pode conter mais de 100 calorias, uma de maionese contém 50 e uma de óleos diversos pode conter até 90. Em excesso, eles podem, sim, tornar a salada pouco saudável e inimiga da dieta.
>>Verduras e Legumes em Curitiba
Segundo a nutricionista, para temperar saladas, há outras boas opções que são pouco calóricas . Podemos usar molho de iogurte, limão, vinagrete ou dois fios de azeite de oliva extra virgem — ensina.
Barras de cereais
A praticidade da barra de cereal como uma opção de lanchinho, se adaptou muito bem à correria dos dias de hoje. Porém, elas não devem ser substituídas pelas principais refeições, pois não possuem qualidades nutritivas.
>>Produtos Naturais em Curitiba
— Elas são ricas em carboidratos, gorduras e conservantes e são pobres em fibras. Se o seu objetivo é aumentar a quantidade de fibras da dieta, não se engane com a barra de cereal. Em média, uma barra de cereal tem de uma a duas gramas de fibras, sendo que a recomendação diária para um indivíduo saudável é de 30 gramas. Imagine quantas barras você teria que comer diariamente para atingir a necessidade de fibras apenas com este alimento? — pondera.
No entanto, para quem gosta de se alimentar com essas barras, a nutricionista dá uma dica:
— Faça a sua própria barra de cereal ou monte um mix de oleaginosas com frutas secas. Pegue uma castanha do Pará, uma amêndoa, duas nozes, dois damascos e uma ameixa seca ou banana passa. Este, sim, é um lanchinho super saudável e sem conservantes — diz.
Granolas
Clarisse define as granolas como ótimas fontes de fibras, minerais e vitaminas do complexo B. Segundo ela, a granola tem como função facilitar o trânsito intestinal, mas, como qualquer alimento, em grande quantidade pode trazer aumento de peso.
>>Como funciona a sua dieta?Você come de tudo um pouco, ou corta alguns alimentos?
— Cada 90g de granola, o que representa uma xícara grande do alimento, tem, em média 350 calorias. Então, o ideal, quando o objetivo é emagrecer, é comer no máximo duas colheres de sopa por dia adicionado em iogurte natural — afirma.
Bebidas
Muitas pessoas esquecem que as bebidas também contém calorias que devem ser contabilizadas. Este é um erro muito comum, cometido especialmente por quem consome sucos de frutas naturais.
— Uma laranja tem, em média, 40 calorias. Para fazermos um suco dessa fruta são necessários de duas a quatro porções de frutas. Ou seja, são 160 calorias, a mesma medida que contém uma lata de refrigerante de cola. Então, uma dica é fazer o suco com uma fruta e diluir o restante com água.
>>Delivery de bebidas 24 horas
Já a água com sabor e os refrigerantes diet e light são bons acompanhantes de refeições, pois são isentos de calorias. Em contrapartida, estas bebidas contêm ingredientes artificiais como acidulantes, corantes e são ricos em sódio que não são recomendados em excesso.
Estudos mostram que indivíduos que consomem um ou mais copos de refrigerantes por dia, apresentam 31% de chances a mais de desenvolver obesidade. Segundo os autores da pesquisa, o mais impressionante foi o fato de o risco aumentar tanto para quem consome refrigerantes diet quanto para os que tomam a versão normal.
— Uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores para tal fato, é que os refrigerantes, em versão diet ou não, são altamente adocicados. Isso poderia fazer com que a pessoa ficasse mais propensa a consumir doces, levando ao aumento de peso — explica Clarisse.
>>Sucos refrescantes para o verão
Segundo, a nutricionista, o ideal é abusar dos líquidos, especialmente no verão. No entanto, a melhor receita ainda é aquele velho conselho de que o melhor para a dieta e para a saúde é o consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.