| 25/01/2011 17h10min
Quem não sabe que uma das marcas registradas da Marilyn Monroe era a fragrância do Chanel Nº 5? Apesar da natureza fugaz, os perfumes marcam o estilo com presença e personalidade.
O olfato é um sentido, de fato, muito poderoso. Ele representa um forte elo com o passado, pois o simples contato com aromas específicos é capaz de resgatar lembranças e momentos importantes. Por isso, os perfumes são tão valiosos na história individual — um verdadeiro tesouro, cheio de significados e emoções.
>>Natura Naturé traz dupla para o verão
Além do valor emocional, as fragrâncias estão associados ainda à moda e ao luxo. Tanto que as marcas internacionais levam o prestígio das passarelas às penteadeiras de homens e mulheres do mundo inteiro. São perfumes desenvolvidos por estilistas e grifes famosas, que associam seu luxo e poder à perfumaria.
As mulheres reconhecem esse fascínio que os aromas representam. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas Casa7, elas consideram os perfumes como acessórios invisíveis. Chegam a ter um para usar em cada ocasião, de acordo com o comportamento que desejam reforçar: discrição, elegância, segurança, poder, sensualidade ou sedução.
::: Uma fragrância para cada momento
As mulheres dividem os perfumes de acordo com as classificações:
— Perfume para si: muito leve, para dormir, com características aromaterápicas. São fragrâncias muito suaves, como as de bebê e as lavandas.
>>Conheça a linha Acqua Musk e Frescor das Folhas do Boticário
— Perfume para o dia e para trabalho: um produto que perfume, com notas e intensidade que não incomodem as outras pessoas. São considerados ideais aqueles com toques florais e cítricos.
— Perfume social: essa fragrância precisa ser mais marcante e é escolhida de acordo com o tipo de evento social. Inclui subclassificações como "fragrância para balada, para namorar, para casamento". Entram nessas categorias os perfumes mais doces, considerados mais fortes ou sensuais.
>>Conheça as cápsulas de perfume
Fonte: Casa7 — Núcleo de Pesquisa (o estudo considerou a opinião de mulheres entre 25 a 35 anos, das classes A, B e C).
::: Guia de compra e uso
— Não compre um perfume apenas porque você adorou o cheiro dele em outra pessoa. A fragrância produz um efeito diferente, de acordo com cada pele. Não deixe de testar como se comporta na sua.
>>Você é daquelas pessoas que não troca o perfume?
— Os pontos estratégicos para colocar o perfume são aqueles de maior circulação sanguínea, que ajudam a exalar o cheiro: pulso, atrás das orelhas, entre os seios. Se for sair ao sol, melhor abrir mão de estar perfumada, pois há o risco de manchar a pele.
— Mantenha os frascos ao abrigo da luz e do calor.
— Depois de aberto, a duração média de um perfume é de dois anos.
Fontes: aromaterapeuta Valéria Trigueiro e Renata Ashcar, empresária e autora de Brasilessência — A Cultura do Perfume (Best Seller).
Quem não sabe que uma das marcas registradas da Marilyn Monroe era a fragrância do Chanel Nº 5?
Foto:
Júlio Cordeiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.