| 20/01/2011 16h25min
Correr parece ser mesmo a sensação do momento. Embora alguns façam cara feia para esse esporte, a corrida tem atraído muitas pessoas que querem ganhar um estilo de vida mais saudável, queimar gordura e por que, não, disputar um lugar no pódio numa tão sonhada prova de 42km?
>> Academias em Curitiba
“Quando uma pessoa decide correr uma maratona, ela decide, antes de qualquer coisa, ter um estilo de vida diferente. O volume de treino aumenta bastante, a alimentação tem que ser mais controlada e o sono deve ser de qualidade, tudo isso para que você consiga fazer uma boa prova. É uma dedicação intensiva que você faz”, conta Fábio Morales Alonso, também conhecido como “Tchê”, maratonista e proprietário da Trainer Assessoria Esportiva.
Foto: Trainer Assessoria Esportiva, Divulgação
Mas nada de sair correndo por aí sem os devidos cuidados. A primeira orientação é procurar um cardiologista. “Muita gente dispensa esses cuidados, mas é essencial saber como está o seu coração porque maratonas são provas que exigem um esforço maior”, reforça.
Foto: Sxc, Divulgação
>> Academias que ficam abertas até 0h em Curitiba
Depois da avaliação feita, o próximo passo é definir a meta. “As maratonas têm um volume grande, e o atleta precisa estar bem preparado. O ideal é que você tenha pelo menos uns dois anos de corrida, e que já tenha participado de provas de 10km ou meia maratona”, alerta.
>> Artigos esportivos em Curitiba
Outra dica são os cuidados com a alimentação. Elaborar um cardápio especial de 10 a 16 semanas antes da prova é fundamental para se conseguir um bom resultado. Aposte nos carboidratos e evite carnes na noite anterior à prova. “Antes de provas de resistência de rua, normalmente o atleta faz uma alimentação reforçada em carboidratos, porque são eles que fornecem energia ao organismo. Evite carnes na noite anterior porque a digestão é mais demorada, além de bebidas alcoólicas e refrigerantes, que contêm muito açúcar”, acrescenta Fábio.
Foto: Sxc, Divulgação
Durante a prova, não se esqueça da hidratação. Além da água, o atleta pode ingerir isotônico e aminoácidos, que são a base da construção muscular.
Foto: Sxc, Divulgação
Depois da prova, faça uma refeição completa em carboidratos (arroz, massas, cereal, pão, purês), proteínas (carnes, ovos ou laticínios), frutas e vegetais.
HAGAH PR
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.