| 29/12/2010 11h46min
A época é convidativa para aproveitar uma praia com a criançada de férias ou simplesmente descansar à beira-mar. Mas muita gente se esquece dos cuidados que se deve ter com o Sol nesses dias. De acordo com meteorologistas, o verão 2013 promete bater novos recordes de temperatura, então é bom se preparar! Mas o que fazer se você exagerar no Sol e ficar com insolação, que é aquela queimadura indesejada e que pode chegar a formar bolhas?
“A pessoa deve fazer compressas com solução fisiológica e pode também passar cremes à base de corticóide. Mas lembrando sempre que deve ter orientação médica”, explica a dermatologista Mireille Breckenfeld Machado, especialista em Clínica Médica e em Dermatologia, e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A especialista ainda lembrou o horário de exposição ao Sol que deve ser evitado e reforçou alguns cuidados com as crianças, que têm uma pele muito mais sensível que a dos adultos.
hagah: Muita gente abusa do Sol e acaba ficando com um “problemão”, que é a insolação. O que se deve fazer para evitar isso?
Dra. Mireille: A insolação nada mais é uma reação inflamatória aguda da pele, onde ocorre dilatação dos vasos sanguíneos e participação de células inflamatórias. O principal responsável é o raio UVB, que está presente em maior quantidade entre às 10h e 14h. Para evitar a insolação deve-se primariamente evitar exposição solar durante este período e nunca se esquecer do filtro solar, que deve ser aplicado antes mesmo de sair de casa.
» Dermatologistas em Curitiba
Foto: Genaro Joner, Divulgação
hagah: Se a pessoa exagerou em relação ao Sol, o que fazer para amenizar os efeitos da insolação?
Dra. Mireille: Devem-se fazer compressas com solução fisiológica onde houver a queimadura. Podem ser utilizados, também, cremes à base de corticóide e analgésicos/anti-inflamatórios via oral. Esses últimos devem ser utilizados sob prescrição médica. Lembrar que na ocorrência de inchaço e vermelhidão intensa, bem como a formação de bolhas ou sinais de desidratação, procurar imediatamente avaliação médica.
» Previna-se dos apuros com os telefones úteis do litoral do PR!
hagah: E para as crianças, qual é o tempo máximo que elas podem ficar expostas ao Sol?
Dra. Mireille: As crianças são mais suscetíveis aos efeitos nocivos do Sol em relação aos adultos. A pele é mais fina e o sistema imunológico não está completamente funcional, por isso há mais chances de queimaduras solares neste grupo. O horário das 10h às 16h deve ser, portanto, evitado e as crianças não devem ficar mais do que duas horas de exposição contínua. A preferência é para a sombra e o uso de roupas protetoras, chapéus e o uso de filtros físicos como dióxido de titânio e óxido de zinco com FPS 30 infantil.
hagah: Em relação à proteção, quantas vezes as pessoas devem reaplicar o protetor solar?
Dra. Mireille: Durante o verão o filtro solar deve ser reaplicado a cada quatro horas. Se estiver na praia, piscina ou rio o filtro deve ser reaplicado a cada dois horas e sempre após entrar na água ou quando houver transpiração excessiva, mesmo com os filtros à prova d ‘água.
hagah: Neste verão, os meteorologistas apontam novos recordes de temperatura. Quais as dicas para manter o corpo e a pele hidratados?
Dra. Mireille: Ingestão de líquidos como água mineral, água de coco e sucos naturais são fundamentais para manter o corpo e a pele hidratados. O uso de hidratantes corporais também é fundamental. Evite banhos quentes e muito prolongados porque eles contribuem com o ressecamento da pele.
HAGAH PR
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.