| 08/10/2010 16h24min
O mercado de executivos está em ascensão em todo o país. Nos estados do Sul este crescimento é ainda mais evidente. Este aumento se deu, principalmente, pela rápida resposta que o país deu à crise econômica nos Estados Unidos. O consultor Carlos Contar, da Business Partners Consulting, analisa este cenário como positivo para o mercado interno. “Os investimentos voltaram com força total no último trimestre do ano passado, principalmente, com base na expansão de atividades produtivas, construção civil e infra-estrutura”, diz o consultor.
Leia mais:
>> Petrobras realiza curso de qualificação profissional
Contar apresenta alguns números que evidenciam o crescimento deste mercado em estados do sul do país “Hoje, em níveis gerenciais, entre 30% a 40% dos profissionais contratados são de fora desta região. Num passado recente, este percentual chegou a 70% a 80% profissionais, sendo que, destes, pouco mais de 60% eram de São Paulo.
Porém, o consultor ressalta que não há um “rótulo” para os profissionais desta região. Entretanto, o que alimenta este crescimento é a expertise sulista em segmentos industriais “Os profissionais mais requisitados pelas empresas e que são o nosso foco de busca, são aqueles que procuram continuamente o aprimoramento acadêmico e profissional, para estarem em concordância com as necessidades do mercado e da empresa em que atuam. Esta postura sim, faz a diferença”, diz Contar.
Para se destacar neste mercado em expansão, Carlos Contar dá alguns conselhos “São mais procurados os profissionais com uma ótima bagagem técnica em sua área de atuação, vindo de boas empresas e que tenham, principalmente, perfil empreendedor voltado à resultados e aprendizado constante”.
Segundo pesquisas da Business Partners Consulting, este é um mercado em expansão e que está longe de ser saturado. Contar cita a contratação de executivos em São Paulo, maior centro de negócios do país “Cerca de 20% dos processos seletivos de nível gerencial que ocorrem para São Paulo, conta com participação de profissionais do sul.
Há alguns fatores que tornam o mercado de São Paulo atrativo. A economia pulverizada é uma delas. Pela variedade de segmentos e serviços, muitos profissionais procuram na capital paulista uma maior visibilidade de mercado. Porém, o profissional deve analisar todas as variáveis de uma possível mudança para o sudeste do país: custo e qualidade de vida, projeções futuras e, claro, projetos particulares, como família e especializações acadêmicas.
Veja também:
>> Decorar estação de trabalho com objetos pessoais ajuda no desempenho pessoal
Fonte: Comunicare - Soluções Integradas de Comunicação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.