| 22/09/2010 19h32min
Do simples ao sofisticado. Tapetes existem para todos os gostos, bolsos e tipo de imóvel. Segundo a professora da Pós-Graduação em Projeto de Interiores do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), Eliane Canhoto, o tapete é um importante complemento da casa e também pode ajudar a transformar ambientes. “O tapete delimita o espaço por isso é bem importante, independentemente da cor ou da estampa, ele precisa estar exatamente adequado às dimensões do ambiente”, destaca.
>> Quais são as suas dicas para usar tapetes em casa?
A profissional dá dicas em relação ao tamanho conforme o cômodo da casa. “Para a sala de estar e sala de TV o modelo deve ter no mínimo o tamanho do sofá. Fica interessante também quando o tapete comporta todos os móveis do ambiente”, ressalta.
Segundo a professora nos quartos a dica é utilizar um tapete retangular na direção dos pés da cama que sobre nas laterais. “Em cima de pisos como pedra, cerâmica ou madeira o tapete pode dar uma sensação de aconchego a mais para o quarto”, explica.
Já sob a mesa de jantar a profissional indica que fica mais elegante quando ‘sobra’ tapete para que as cadeiras possam ficar sobre ele também. De acordo com Eliane não é necessário combinar os tapetes nem mesmo de espaços integrados. "Eles não precisam sobressair totalmente, mas não há necessidade de serem iguais. O ideal é conseguir uma harmonia entre cores, estampas e estilos”.
Segundo a profissional os tipos mosaicos de tapete persa andam em alta. Eliane também comenta que é necessário adequar os tapetes e a disposição dos móveis para que eles sigam a mesma linguagem. “Tapetes redondos ficam melhores mais soltos, onde possam aparecer toda a forma. Retangulares, quadrados e ovais ficam mais harmonizados mesmo quando usados juntos, na verdade isso não é regra, pode haver exceções”, explica.
Fonte: Talk Comunicação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.