| 24/08/2010 08h49min
Todo final de ano é a mesma coisa, a gente se promete: "ano que vem vou emagrecer". Daí na primeira segunda-feira de janeiro, depois de comer toda a sobremesa que sobrou da noite de reveillon, recheamos a geladeira com frutas, verduras, comida integral, queijo branco etc etc. Nos matriculamos na academia e vamos religiosamente em todas as aulas. Quanta disposição!
>>Com quais medidas você quer chegar ao verão de 2011?
No primeiro mês, sendo bem otimista, cumprimos tudo direitinho. Mas aos poucos vamos cansando. "Que vontade de comer chocolate!" "Não aguento mais esse pão integral!" "Ai, que preguiça. Hoje não vou pra academia" E assim, nosso plano milagroso de emagrecimento vai por "água abaixo".
Já estamos em julho, faltam menos de seis meses para o próximo verão, mas ainda dá tempo de retomar aquela promessa da virada e terminar o ano com alguns quilos a menos. Mas conscientize-se de que não existem fórmulas mágicas. O segredo é estabelecer metas possíveis de serem alcançadas e se comprometer consigo mesmo.
Emagreça comendo de tudo
A nutricionista Teresa Bello garante que não é necessário abolir da dieta nenhum tipo de alimento - nem mesmo o chocolate. O problema, segundo Teresa, está no excesso de alimento ingerido.
- Não vejo motivos para retirar tudo o que se gosta, mas sim diminuir, afirma.
Frutas, verduras e hortaliças devem ser incluídos no cardápio. Este, às vezes, é um problema, já que muitos não gostam do prato muito colorido. E não há o que fazer: esses alimentos são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Mas Teresa dá uma dica:
- Uma maneira de introduzir estes alimentos na dieta é testar receitas que os envolvam, seja em forma de sucos, sopas, suflês, sobremesas, etc. Aos poucos acostumamos o paladar a novos sabores.
Outra medida é estipular horários para comer. É aconselhável um intervalo de três ou, no máximo, quatro horas entre uma refeição e outra. Mas de nada adianta comer várias vezes e não prestar atenção no que se está comendo. É necessário diminuir as porções e dividir os alimentos ao longo do dia.
- Ao contrário do que se pensa, uma dieta de baixíssimas calorias não resolve o problema. Isso pode prejudicar o processo de emagrecimento, deixando o metabolismo lento. Outro mito é o de retirar o carboidrato do prato - muitas pessoas acham que irão ter algum benefício e o que ocorre é justamente o contrário: precisamos de proteínas, gorduras, vitaminas, fibras e, inclusive, carboidratos. Portanto equilibrar o prato é a melhor pedida, garante a nutricinista.
Para quem quer acelerar o emagrecimento...
Teresa diz que para acelerar o processo de emagrecimento é necessário aumentar o gasto de energia e diminuir o consumo calórico. Isto é uma regra básica para quem quer emagrecer. Então, escolha algo que você goste (natação, musculação, dança, pilates...) e vá agora mesmo se matricular. A grana tá curta? Tudo bem, vale uma caminhada ou uma corrida ao ar livre. Só não pode ficar parado.
>>O que os Curitibanos estão procurando para perder peso nas academias?
O hagah descobriu isso tudo para você! Confira aqui a Operação Verão!<<
- Além de liberar substâncias (endorfinas) que melhoram nosso humor, conseguimos aumentar a massa magra e diminuir a gordura, o que é fundamental para conseguirmos um corpo magro e definido", diz.
Dicas:
> Não ter pressa para emagrecer;
> Mudar gradativamente a relação com o alimento;
> Controlar a ansiedade. Comer devagar e repousar os talheres entre uma garfada e outra. Mastigue;
> Estipule horários entre as refeições;
> Não deixe de comer tudo que gosta da noite para o dia, apenas diminua;
> Tome mais água;
> Se não é hábito comer frutas e vegetais, comece com pequenas porções;
> Tenha determinação, tenha em mente que a única pessoa que pode fazer milagre é você!
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.