| 18/08/2010 09h36min
As antiguidades costumam pertencer a escolas de arte, dentre as quais as mais comuns de serem encontradas são o estilo Luís XV, o vitoriano, o art nouveau e o art déco. Alguns traços são comuns à escolas, e um leigo pode até confundir, já que explicar o que caracteriza cada uma não é tarefa tão simples.
>>Quando uma peça antiga combina com uma casa nova?
Por isso vamos enumerar os principais detalhes notáveis sobre cada movimento artistítico.
Art Nouveau
Espaldar da cadeira tem entalhe marcado e em formato que lembra pétalas de flor ou folhas de um galho
Art déco
Contemporâneo ao art nouveau, tem forte ligação com a revolução industrial e a arquitetura moderna. Em vez de inspiração orgânica, apostam em formatos geométricos, onde não há predominância de entalhes. A preferência de cores é por preto, prata, cromado, além do vermelho e amarelo, cores fortes. Tecidos lisos, em vez de estampados, ganham espaço em peças singulares - e não em conjutnos combinados. A busca pela simetria, seguindo padrões clássicos, equilibra o peso e a distribuição dos elementos. Ângulos marcados também facilitam o reconhecimento dos objetos em art déco.
Falta de entalhes e motivos geométricos caracterizam art déco. Linhas essencialmente retas e tampo em pedra também estram na lista
Estilo Luís XV
Do final do século 18, o estilo Luís XV leva o nome do rei francês do mesmo período. Os móveis costumam ser coloridos, com tons claros mas que chamam a atenção. Ricos em detalhes, costumam ser móveis grandes, em clima majestoso. O brilho também é marcante na escola, tanto em metais (dourados e prateados), quanto em espelhos e mármores. Sâo móveis luminosos. As características das escolas não aparecem, necessariamente, todas ao mesmo tempo em todos os móveis. Os pés curvos, representando patas de animais, e a simetria também aparecem aqui.
Pés curvos e entalhados ajudam a identificar o estilo Luís XV do móvel, bem como os puxadores em bronze e o mármore italiano do topo
Estilo vitoriano
Surgido na metade do século 19, na Inglaterra, teve suas características originais mixadas às culturas locais das colônias para onde foi levado. Móveis de estilo vitoriano no Brasil costumam ser mais escuros e discretos. Fortemente influenciados por motivos religiosos, e inspirados na escola gótica, apostam na simetria como forma de simbolizar a perfeição divina. O foco é no cuidado com o homem, por isso a atenção ao conforto e à maciez do móvel, que além de tudo deve destacar a presença humana que o ocupa.
O estilo tende a representar nos entalhes cenas que dão sensação de movimento. Os detalhes, em geral em grande número, costumam ser da mesma cor do móvel - o verde e o palha são tonalidades que aparecem com frequência. O desenho das peças muitas vezes começa mais largo e vai afinando, lembrando duas mãos unidas em posição de oração. A madeira é um dos principais materiais usados, e também se nota forte presença de pedras, com destaque para o mármore.
Poltronas são feitas em madeira escura, bem estofadas e confortáveis
Riqueza de entalhes também é característica da escola vitoriana
Confira onde comprar antiguidades em Curitiba e RMC
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.