Notícias

 | 19/07/2010 11h40min

Reforma sustentável e econômica

Arquiteto e professor do CEPDAP dá dicas na hora de remodelar a casa

Repaginar a casa sem querer gastar muito dinheiro parece um sonho longe de ser alcançado. Para o professor da Pós-Graduação em Projeto de Interiores do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), arquiteto Vinícius Trevisan, o sucesso de uma reforma e sua execução sem ônus está diretamente relacionado ao bom gerenciamento da obra desde a fase da concepção do projeto até a montagem das planilhas e cronogramas.

Além disso, ele dá algumas dicas para quem não está disposto a gastar altas quantias, como investir em materiais alternativos, recicláveis e que não precisem de muitos complementos decorativos.

Como você inova na sua residência?
>Arquitetos
>Decoradores
>Móveis usados



 - Hoje a moda é reciclar com inteligência buscando alternativas com custos baixos e de grande valor estético. -  afirma.

Segundo o arquiteto, a pintura é uma grande aliada na alteração de ambientes quando o objetivo é a melhoria da qualidade do conforto ambiental, térmico ou visual.

 - O mercado oferece inúmeras propostas de tintas que conferem aspectos sofisticados como a textura de um granito até a de um painel de linho que podem inclusive ser aplicados pelos próprios clientes, sem existir a necessidade de mão-de-obra especializada. -  destaca.

Outra dica do profissional que pode trazer ótimo resultado visual e evitar gasto excessivo é pintar em áreas úmidas os revestimentos com tintas apropriadas que não necessitam para isso lixar, remover e ou trocar as peças existentes.

- Essa é uma boa proposta que economiza tempo e matéria-prima. Além de agredir menos o meio ambiente, esta ação também pode ser executada por não profissionais. -  ressalta.

Já no mobiliário a aposta do arquiteto para mudar o ambiente sem grandes investimentos é trocar o revestimento de apenas uma poltrona da sala.

- Podemos combinar a aplicação desse mesmo tecido novo de revestimento da poltrona em algumas almofadas soltas sobre os demais estofados que ficaram com o revestimento original. Além disso, o tecido removido da poltrona pode ser aplicado sobre as paredes como uma espécie de patchwork. O resultado é uma combinação moderna e descolada! -  afirma.

Imagem: Sxc

TALK ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.